Um avanço nas estruturas sindicais dos metalúrgicos brasileiros da Força Sindical, já que pela primeira vez uma mulher assume a liderança da Confederação
Brasil. Mônica de Oliveira Lourenço Veloso é a nova presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos do Brasil, CNTM/FS, convertendo-se na primeira mulher na Confederação ao assumir a liderança dos metalúrgicos da Força Sindical.
Desde 1990, Mônica lidera cargos na atividade sindical. Iniciou no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, onde exerce a Secretaria-Geral. Na Força Sindical, liderou a Secretaria Nacional de Políticas para juventude, crianças e adolescentes; a Secretaria de direitos humanos; e na Direção Executiva, atualmente, é Secretária de Relações Internacionais.
Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidenta do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em 2001. Em 2000, foi vice-presidenta do Comitê Mundial da Juventude da CIOSL (atual CSI). A companheira é membro do Comitê Executivo da FITIM, com participação destacada em nível regional por defender a igualdade de gênero nas estruturas sindicais.
Para a FITIM, a eleição de Mônica como presidenta da CNTM é uma excelente notícia e grande avanço para as estruturas da FITIM, assim como também para as organizações sindicais filiadas.
Nas Conferências Regionais e Reuniões de Mulheres que a FITIM organizou recentemente, a representação adequada da mulher na nova Federação Sindical Internacional foi um tema relevante nestes encontros. Os filiados enfatizaram que as mulheres também devem ser eleitas em cargos de liderança, destacando a igualdade de oportunidades, conscientes de que há um longo caminho a percorrer.
Por Valeska Solis
www.imfmetal.org (Versão espanhol)
Texto traduzido por Val Gomes, Redação CNTM
Versão inglês