Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Sindicato quer os donos das empresas discutindo segurança do trabalhador

Representantes de mais de 180 empresas participaram do encontro “Conhecendo o Setor Metalúrgico para Transformá-lo”, realizado nesta sexta-feira, nas dependências do anfiteatro da Faculdade Anhanguera, evento promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos, em parceria com a Gerência Regional do Ministério do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª região, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba.

Durante o encontro foram discutidos temas de extrema importância para o trabalhador, como lembrou o presidente José Luiz Ribeiro, temas que tinham relação com a “vida do trabalhador”. A seriedade do evento fez vir à tona um problema que deve ser resolvido em breve: a dificuldade de se falar com a direção das empresas, com os donos propriamente ditos.

Zé Luiz e o presidente do Simespi, Tarcísio Mascarim, definiram que vão organizar um encontro com os empresários para que sejam apresentadas palestras e depoimentos como aconteceram nesse encontro. “O empresário precisa saber da sua responsabilidade”, disse Mascarim.

Antenor Varolla, gerente regional do Trabalho e Emprego, vai na mesma linha. “Ações de prevenção de acidentes têm que ter o aval da direção das empresas. Têm que começar de cima”, disse.

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Sílvio Beltranelli Neto, ressaltou a importância do encontro. “Reconhecer que há problemas é extremamente importante e o primeiro passo para resolvê-los. O diálogo franco é o caminho, desde que ninguém fuja das responsabilidades”, disse.

Para Wagner da Silveira, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos e presidente da Comsepre (Comissão Municipal de Prevenção de Acidentes) o encontro foi importante para que todos pudessem comungar do mesmo ideal, que é reduzir drasticamente o número de acidentes e preservar vidas.

Zé Luiz lembrou que no próximo dia 17 de junho o Sindicato realizará o 2º Encontro de Cipeiros do Setor Metal-Mecânico, quando as entidades terão oportunidade de falar diretamente com os trabalhadores e também conscientizá-los da importância deles na prevenção de acidentes.

Algumas propostas surgidas no encontro devem prosperar como a realização de evento semelhante, não apenas com representantes, mas também com os donos das empresas e a criação de um selo para as empresas que investirem na prevenção.

Foi comum a todos os participantes que as empresas devem adquirir máquinas apenas com todos os dispositivos de segurança inclusos.

www.stmp.org.br