Ministro Lupi participa de formatura do Projovem Trabalhador e inauguração de unidade do Sine no município. Programa atendeu 3 mil jovens de baixa renda
Brasília, 05/05/2011 – Nesta sexta-feira (6), o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, estará em Belford Roxo (RJ) para a formatura do ProJovem Trabalhador e para inauguração do Posto Sine no município. Com recursos de R$ 4,7 milhões, o Projovem Trabalhador proporcionou a qualificação profissional de três mil jovens para o mundo de trabalho.
Parte das Políticas de Juventudes implementadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Projovem Trabalhador capacita jovens com idade entre 18 a 29 anos para que tenham melhores condições de conseguir uma vaga no mercado de trabalho bem como em ocupações alternativas geradoras de renda. O programa é destinado a jovens desempregados e de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.
O curso foi realizado em duas etapas, com aulas de qualificação social e profissional. Na primeira etapa, de qualificação básica, os alunos tiveram aulas de inclusão digital, valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, noções de direitos trabalhistas e estímulo e apoio à elevação da escolaridade.
Depois, tiveram a oportunidade de aprender uma atividade profissional: neste módulo, puderam escolher entre administração, alimentação, beleza e estética, construção e reparos (revestimentos e instalações), serviços domiciliares, telemática e indústria da transformação. A expectativa agora é de que 900 formandos (30%) ingressem no mundo do trabalho.
Sine – O Convênio Plurianual Único (CPU) firmado entre o Ministério do Trabalho e emprego (MTE) e a prefeitura de Belford Roxo, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Juventude, tem como objetivo a integração, operacionalização e manutenção das ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, por intermédio dos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda, além da captação das vagas junto aos empregadores.
Fazem parte do Sistema Público de Emprego, as ações de habilitação ao seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra, qualificação social e profissional, orientação profissional, certificação profissional e pesquisa e informações do trabalho.
Por meio dos postos do Sine, por exemplo, é possível fazer orientação profissional e intermediação de mão-de-obra, para que o trabalhador tenha condições de voltar ao mercado de trabalho ou conseguir uma oportunidade melhor de emprego.
Serviço
Sexta-feira, 06/05
15h – Solenidade de inauguração do Sine de Belford Roxo e formatura do Projovem Trabalhador
Endereço: Av. Benjamin Pinto Dias, nº 1305 Centro (em frente a casa Alpino)
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 6879 / 6540 – acs@mte.gov.br