Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Em discurso à distância, presidente diz que trabalhador brasileiro é imbatível

SERGIO TORRES – ENVIADO ESPECIAL A RESENDE (RJ)

Para quase 4.000 operários da Volkswagen reunidos ontem de manhã na fábrica de Resende (cidade a 160 km do Rio, na região sul fluminense), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio de um sistema de alto-falantes, qualificou como “imbatíveis” os trabalhadores do país.

Até então frustrados com a ausência do presidente à inauguração simbólica pela Volkswagen do terceiro turno de produção da fábrica de caminhões e ônibus, instalada há 12 anos no pólo industrial de Resende, os operários aplaudiram com entusiasmo a curta fala de Lula -cerca de cinco minutos. Também foi inaugurado um centro de logística no complexo de 135 mil metros quadrados.

“A sociedade sabe que os trabalhadores brasileiros são imbatíveis. Imbatíveis em criatividade e em produtividade”, discursou Lula, à distância.

O presidente falou ao operariado da Volkswagen na base aérea de Santa Cruz (zona oeste do Rio), onde chegara pouco antes, vindo de Mangaratiba (cidade às margens da baía de Sepetiba, no litoral do Estado), onde passara o fim de semana na casa de veraneio do governador Sérgio Cabral (PMDB).

As presenças de Lula, Cabral e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, em Resende foram anunciadas pela empresa, que trouxe da Alemanha, para saudar as autoridades brasileiras, o presidente mundial da Volkswagen Veículos Comerciais, Stephan Schaller.

Schaller lamentou não ter encontrado o presidente, cuja justificativa para o cancelamento da presença foi o mau tempo no Estado do Rio. Por causa da chuva e do nevoeiro, o helicóptero que levaria Lula de Mangaratiba para Resende não teve condições de decolar, conforme a versão difundida pela Presidência da República.

No rápido pronunciamento aos operários, Lula disse ainda que a Volkswagen vive no Brasil um “momento extraordinário”. Segundo ele, a empresa e o Brasil crescem simultaneamente, o que “gera mais empregos” e renda. “Por isso eu queria dar os parabéns a vocês pela construção desse centro de logística, desses investimentos.”

Maior montadora de caminhões no Brasil, a Volkswagen Caminhões e Ônibus planeja atingir neste ano cerca de 60 mil unidades produzidas. Para acelerar a produção, a empresa decidiu criar um terceiro turno de trabalho, o que deverá gerar 1.300 empregos diretos.

Há ainda o plano de investir, até 2012, R$ 1 bilhão na produção de grandes veículos na fábrica do interior do Rio.