Brasília – Cerca de 48% dos 513 deputados eleitos no ano passado e que tomarão posse amanhã são empresários, de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A maioria do total de parlamentares foi reeleita (288) ou já teve alguma experiência em cargo eletivo no Executivo ou no Legislativo. Mas 61 deles, ou 11,9% do total, nunca exerceram qualquer cargo eletivo.
Entre os empresários, um exemplo é Nelson Padovani (PSC-PR), que atua nos setores imobiliário e agrícola e foi eleito deputado após a segunda tentativa. Para ele, a falta de experiência no setor público é compensada pela prática empresarial.
“Estar à frente de projetos que se consolidaram e cresceram nos últimos anos propiciou o aprendizado sobre as transições econômicas pelas quais já passamos, sobre os modelos governamentais e, principalmente, sobre as realidades das diferentes classes sociais”, argumenta.
O alto número de deputados empresários é resultado do fato de que os agentes econômicos preferiram o Legislativo, cuja pauta vai incluir matérias trabalhistas e a reforma tributária, em lugar de enviar representantes”.