Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Santo André: assembleia geral quinta, dia 11, às 18h

Metalúrgicos de Santo André e Mauá
Assembleia realizada no dia 6 de novembro reafirmando o estado de greve

Na próxima quinta-feira, dia 11 de novembro, às 18 horas, acontece assembleia geral da categoria, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, para definir os rumos da Campanha Salarial de 2010. Todos estão convocados a participarem para avaliar a proposta apresentada na assembleia na sede da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo. “A proposta apresentada teve um patamar mínimo. Agora é o momento para nossa mobilização. Temos que lutar por melhores reajustes, porque as fábricas estão com demanda e faturando muito, mas não dividem com a companheirada. Então, venha participar da assembleia do dia 11/11, às 18h, na sede do Sindicato, para deliberarmos qual será nossa próxima ação”, frisou Cícero Martinha, presidente do Sindicato.

Mobilização

O Sindicato vem intensificando a ação nas fábricas, com assembleias diárias e atos que reúnem uma massa maior de trabalhadores. Neste sentido, realizou três grandes atos no mês de setembro: a primeira na região do Capuavá, em Santo André; a segunda na região de Sertãozinho, em Mauá, e a terceira em Utinga.

Reivindicações

Com data-base no dia 1º, a categoria formada por 25 mil trabalhadores e dividida entre 500 fábricas, reivindica neste ano reajuste salarial (reposição integral da inflação mais aumento real) não divulgado por questões estratégicas, piso salarial de R$ 2.050 para todos os funcionários proposto pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) – que atualmente chega a R$ 770 em empresas menores -, além da redução de jornada, de 44 para 40 horas – com a manutenção dos salários e 180 dias de licença-maternidade.

Por Andressa Besseler
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá