Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Trabalhadores da Retífica Lemense conquistam 9%

O Sindicato dos Metalúrgicos de Leme conquistou, nesta semana, 9% de aumento salarial para os trabalhadores da Retífica Lemense. A conquista foi aprovada em assembleia realizada na quinta-feira, dia 4, e marca o primeiro reajuste salarial acordado que beneficiará a classe de trabalhadores metalúrgicos de Leme.

Momento da assembleia com os trabalhadores,
e a aprovação do acordo de aumento salarial em 9%

A Retífica Lemense, que destaca-se no pioneirismo em negociar e atender às reivindicações do Sindicato, além de ser a primeira retífica a negociar acordo da campanha salarial 2010, foi também a primeira do setor a conceder acordo de PLR neste ano.

A data base dos metalúrgicos é 1 de novembro e o Sindicato concentrou os seus esforços para que os trabalhadores já pudessem receber o aumento nesta data. Desta forma, o décimo terceiro salário sofrerá também o reajuste.

“O objetivo é  o ganho para o trabalhador, porque não dá para esperar o grupo patronal ficar com este impasse. O Sindicato está atuando forte para conquistar reajuste decente e equiparado com o crescimento que o setor teve neste ano. E é muito bom termos conquistado esta negociação, além de ser um motivo de comemoração, também abre portas para que outras retíficas também sigam o bom caminho e aceitem negociar com o Sindicato”, disse Láercio, presidente.

Na opinião de um trabalhador “é muito bom saber que nosso trabalho é reconhecido e que o Sindicato consegue fazer a empresa ver que, se ela cresceu, os nossos salários também têm que crescer. Fico muito feliz em saber que mês que vem já vou sentir diferença no meu salário e que não vou precisar até ano que vem, e olhe lá se sair o acordo com o patronal”, disse Rogério.

As negociações continuam: o Sindicato de Leme está em negociação com outras retíficas locais e espera em breve ter novas definições, e, além de participar das ações e mobilizações da campanha salarial 2010, é representado pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, que está também em forte atuação e negociação com os grupos patronais para definição de reajustes para demais empresas do setor metalúrgico.

Por Thaís H. Bortolotto
Comunicação e Marketing
Sindicato dos Metalúrgicos de Leme
www.lemetalurgicos.com.br

Leia também:
Sindicato dos Metalúrgicos de Leme conquista sede própria

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Leme conquista sua sede própria. A aquisição de um imóvel no Jardim Amália marca o início da série de comemorações pelos 5 anos de fundação da entidade sindical.

Mesmo com tão pouco tempo desde sua fundação, o Sindicato tem se destacado entre as entidades sindicais do interior paulista, pois sua atuação tem se tornado referência já que os serviços oferecidos e ações realizadas equiparam-se a de sindicatos com muito mais tempo de atuação e localizados em municípios muito maiores.

A sede própria é um motivo de muita comemoração, já que após reforma do imóvel, que é grande, receberá com muito mais conforto e eficiência os trabalhadores. A nova sede deve ser inaugurada em breve, e a região onde está localizada é de fácil acesso e oferece mais vagas para estacionamento.

“É um prazer para nós diretores, nesta gestão presidida por mim, termos conseguido realizar tantas coisas positivas, e com certeza a sede própria é uma conquista muito grande, e que vai contribuir para que o Sindicato seja cada vez mais o porto seguro para o trabalhador e sua família”, disse Laércio, presidente do Sindicato.

No ponto de vista do secretário-geral do Sindicato, Sr. João, quem ganha é o trabalhador, que vê que o Sindicato tem um trabalho sério e muito dedicado, e que “tudo o que fazemos é para oferecer cada vez mais melhorias e benefícios para o trabalhador do setor, e principalmente para os associados, que são aqueles que apoiam e acreditam no Sindicato”.