Campanha Salarial Máquinas e Metalurgia 2010
Greve iniciada na quarta-feira (3) continua por tempo indeterminado. Sindicato solicitou audiência na SRTE, marcada para hoje (05), às 14h
Como a Neodent ainda não apresentou proposta de acordo salarial os metalúrgicos da empresa decidiram em assembleia na porta de fabrica realizada hoje (05) pela manhã manter a greve iniciada na ultima quarta-feira (03).
Como a empresa se nega a negociar benefícios já implantados em várias empresas de Curitiba e Região Metropolitana, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) solicitou ontem (04) junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PR) uma audiência com a direção da fábrica. O encontro está marcado para hoje (05) às 14h, na SRTE. Independente do desfecho, novos encaminhamentos serão votados em assembléia na próxima segunda-feira (8), às 7h, em assembleia do Sindicato.
A atitude do SMC em solicitar a intermediação da SRTE bate de frente com as tentativas de intimidação por parte da empresa em forçar os trabalhadores a entrarem na fabrica durante as trocas de turno. A Neodent solicitou a presença de uma oficial de justiça, da Policia Militar e de uma cartorária. Porém, nenhuma irregularidade foi encontrada na manifestação pelas autoridades. As trocas de turno acontecem às 6h,15h e às 23h.
Revoltados com pressão, os metalúrgicos fizeram um cordão de isolamento em frente a fabrica. Alguns protestaram sentando no chão.
Entre as reivindicações da categoria estão: abono salarial, vale-mercado, aumento salarial de 10,08%, reajuste no piso salarial, adicional noturno e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
A Neodent está localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e é uma das únicas empresas no país que produz componentes para ortodontia e implantodontia. Possui filiais em diversos estados brasileiros e exporta para vários países, entre eles: Estados Unidos, México, Portugal, Argentina e Marrocos. Em 2009, a empresa teve um faturamento de aproximadamente R$ 150 milhões.]
Acesse esta matéria no site http://www.simec.com.br
Matéria anterior:
Metalúrgicos entram em greve na Neodent
Entre as reivindicações dos trabalhadores estão: abono salarial, vale-mercado e aumento salarial de 10,08%
Sem proposta de acordo salarial os cerca de 560 metalúrgicos da Neodent decidiram na tarde desta quarta-feira (3), em assembleia do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), entrar em greve por tempo indeterminado.
O ato marca o fim do prazo do aviso de greve aprovado no ultimo dia 29 de outubro. A mobilização iniciada na empresa situada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) faz parte da Campanha Salarial 2010 dos trabalhadores dos setores de máquinas e metalurgia com data-base em 1º de dezembro.
Como a direção da fábrica ainda não se manifestou a greve foi mantida na manhã desta quinta-feira (04), mesmo com a presença de três viaturas da Policia Militar. Uma nova assembleia será realizada nesta sexta-feira (05), às 7h na porta de fábrica. A greve deflagrada na Neodent é primeira deste ano no setor de metalurgia na Grande Curitiba.
Mobilizados na frente da empresa, os metalúrgicos reivindicam benefícios já implantados em várias industrias em diversos setores que englobam também montadoras e autopeças. Entre as reivindicações estão: abono salarial, vale-mercado, aumento salarial de 10,08%, reajuste no piso salarial, adicional noturno e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
A Neodent é uma das maiores empresas na área de implantodontia e ortodontia do país, têm filiais em outros estados e em vários países, entre eles: Marrocos, Portugal, México, Argentina e EUA.
Por Confraria da Notícia e Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC)
Jornalistas: André Nojima e Nilton de Oliveira
www.simec.com.br