Juliana Cardoso
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, abriu mais espaço em relação a seu concorrente, o presidenciável tucano José Serra. Pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira mostrou que Dilma tem 51% das intenções de voto e Serra, 39%.
A vantagem de 12 pontos é maior do que a do levantamento anterior, dos dias 10 e 11 de outubro, quando a candidata petista tinha 48% da preferência do eleitorado, ou 8 pontos a mais do que Serra (40%).
Considerando os votos válidos, que excluem votos em branco e nulos, Dilma ficou com 57% e o candidato tucano, 43%. Na pesquisa anterior, esses percentuais eram 54% e 46%, respectivamente.
O levantamento do Vox Populi, encomendado pelo portal iG, foi realizado de 15 a 17 de outubro e envolveu 3 mil eleitores. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos.
O voto religioso foi um dos recortes da pesquisa, depois da discussão sobre o tema aborto. Serra tem 44% da preferência dos eleitores que se declaram evangélicos e Dilma, 42%.
A situação se inverte quando o eleitorado é católico praticante – Dilma ficou com 54% e Serra, 37%. O mesmo acontece entre os eleitores católicos não praticantes – a presidenciável petista obteve 55% das intenções de voto contra 37% de Serra.