Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Ação mundial dos trabalhadores da Gerdau por mais segurança

www.imfmetal.org
Protesto na Colômbia

Protestos dos trabalhadores, com um minuto de silêncio na Espanha, Colômbia, Canadá, Chile e Brasil, depois de morrer um trabalhador no dia 5 de setembro em uma planta da Gerdau na Espanha.

Após a morte de um trabalhador em uma planta da Gerdau na Espanha, no dia 5 de setembro, trabalhadores e seus sindicatos nas plantas da Gerdau em todo o mundo organizaram uma ação unitária para solicitar melhorias na saúde e segurança no trabalho.

Um trabalhador metalúrgico subcontratado de 28 anos, chamado Aitor, morreu no dia 5 de setembro ao ficar preso na altura do peito entre um veículo e uma peça de fundição na planta de Sidenor Gerdau em Basauri (Espanha).  

Na Espanha, todas as plantas da Gerdau-Sidenor pararam a produção durante uma hora e meia no dia 6 de setembro e realizaram manifestações nas portas das plantas. A Imprensa cobriu amplamente a ação:

• www.gara.net/paperezkoa/20100907/219326/es/La-plantilla-Sidenor-exige-que-acabe-alta-eventualidad-empresa

• www.20minutos.es/noticia/805669/0/

www.imfmetal.org
Na Colômbia, os trabalhadores fizeram um minuto de silêncio nas plantas da Gerdau em Tuta e Duitama, como mostram as fotografias aqui publicadas do site da FITIM (Federação Internacional de Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas).

No Canadá foi feito um minuto de silêncio nas plantas de Selkirk, Manitoba, Whitby e Cambridge, Ontario.

Também se fez um minuto de silêncio em todas as plantas da Gerdau no Chile, em Aza, Matco, Armacero e Salomón Sack.

No Brasil, a maioria das plantas com presença dos filiados da FITIM, CNM/CUT e CNTM/Força Sindical, também fizeram um minuto de silêncio, e distribuiu-se aos membros um boletim sobre o assunto.

Desde a criação do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Gerdau em 2006, os trabalhadores, apoiados pela FITIM (Federação Internacional de Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas), tratam de conseguir o reconhecimento pela empresa do Comitê Mundial, com o objetivo de discutir melhorias de saúde e segurança no trabalho em todas as plantas da Gerdau.

Por Anita Gardner, em 23 de setembro de 2010

Clique aqui para acessar a matéria em espanhol no site da FITIM

Texto traduzido por Val Gomes
Assessor de Imprensa da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes
www.cntm.org.br
www.metalurgicos.org.br