Valor Online
Francine De Lorenzo
SÃO PAULO – O nível de emprego na indústria paulista avançou 0,31% em agosto na comparação com o mês anterior, sem ajuste sazonal. No mês, houve a criação de 8 mil postos de trabalho, informou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Considerando a série com ajuste, houve alta de 0,26% em agosto.
No confronto com o mesmo período de 2009, o indicador do oitavo mês do ano subiu 4,79%, o que significou a geração de 120 mil vagas.
No acumulado dos oito primeiros meses deste calendário, o nível de emprego aumentou 7,49%, com a abertura de 180 mil postos de trabalho.
Dos 22 setores analisados, 16 realizaram contratações e os outros seis cortaram vagas.
O setor que mais contratou pessoal em agosto foi o de máquinas e equipamentos (alta de 1,2% em relação a julho), seguido por produtos diversos (elevação de 1,1%).
Houve corte de pessoal nos setores de fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, com retração de 2,1%, seguido por produtos de madeira (-0,6%), produtos têxteis (-0,5%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-0,5%). (Francine De Lorenzo | Valor)