Cláudio Omena
Em assembleia na manhã da terça (31) os cerca de 450 metalúrgicos da Umicore, em Itapegica, Guarulhos, aprovaram a redução da jornada de trabalho negociada pelo Sindicato da categoria. Com isso, em 1º de janeiro de 2011, eles passam a cumprir jornada de 42 e não mais de 44 horas, como é atualmente.
Mas a meta do Sindicato é chegar às 40 horas. E o acordo assinado traz essa garantia. O diretor Pedro Pereira da Silva (Zóião) adianta: “Em janeiro de 2012, os companheiros farão 40 horas. Ou seja, em cerca de um ano e meio, a jornada cairá de 44 para 40 horas. É uma bela vitória”.
Unidades – O acordo firmado pelo Sindicato de Guarulhos beneficiará também os metalúrgicos da Umicore das unidades de Americana e de Manaus, num total de 700 trabalhadores.
A assembleia dia 31 foi coordenada pelo presidente em exercício do Sindicato Josinaldo José de Barros (Cabeça) e os diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião), Evandro Pereira, Augusto Knupp e José Pedro da Silva (Carioca).
O acordo na Umicore é resultado de um longo processo de negociações. Pedro conta: “Faz cerca de seis meses que entregamos documento na empresa, cobrando a abertura de negociações pela redução da jornada. De lá para cá, foi muita negociação e também muita mobilização dos companheiros”.
Por João Franzin
Assessor de imprensa
www.metalurgico.org.br