Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Começa campanha salarial em Santo André e Mauá


Martinha fala sobre campanha salarial aos trabalhadores

Santo André (SP): Mais de 1000 trabalhadores participaram do 1º ato da campanha salarial do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Nem mesmo o frio desta manhã, dia 20 de agosto, espantou os mais de 1000 metalúrgicos que participaram do primeiro ato de mobilização promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá. A ação aconteceu às 6 horas no pátio da Magneti Marelli, em Mauá.

“Essa assembleia foi representativa e dá início a uma campanha salarial vitoriosa, porque  contamos com a mobilização da categoria para garantir uma boa negociação. Os companheiros e companheiras são os protagonistas dessa luta junto com nossa diretoria”,afirmou Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá.

Cícero Martinha também alertou que as negociações serão difíceis porque o patrão não vai querer repartir o bolo do lucro com os trabalhadores. “Mesmo que o cenário econômico do país esteja em alta produção e concentração, o patrão continua negando dividir a riqueza com os trabalhadores. Por isso será decisiva a pressão do chão de fábrica na mesa de negociação”, disse ele. A segunda mobilização está marcada para o dia 27 de agosto, às 6 horas, no Pólo Industrial Sertãozinho, em Mauá. Mais de 2.000 companheiros devem participar do ato. As outras duas ações (horário e local) ainda serão definidas pelo Sindicato.

Reivindicações

O foco da campanha deste ano envolve basicamente itens econômicos, tendo em vista que as reivindicações sociais constam da convenção coletiva de trabalho assinada no ano passado, com validade de dois anos. As reivindicações são: redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais; valorização do piso salarial, reajuste salarial pelo INPC, aumento real – o percentual será definido no andamento das negociações; combate a rotatividade de mão-de-obra no chão de fábrica; combate à demissão imotivada, licença-maternidade de 180 dias.

“Na mesa de negociações, o Sindicato vai mostrar que as empresas estão muito bem de finanças, num ambiente de economia em expansão e, portanto, o aumento real, a reposição da inflação, a definição do piso salarial, a garantia de participação do Sindicato na integração dos trabalhadores e o fim do teto para reajuste serão questões que trataremos diretamente com o patrão”, finalizou Cícero Martinha, presidente do Sindicato. Os metalúrgicos do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá somam mais de 25 mil trabalhadores com a data-base em 1º de novembro.

Por Andressa Besseler
Assessora de Imprensa