Começou, neste mês, o Censo 2010. É a hora de nos orgulharmos de interagir com os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) porque estamos, na verdade, tirando uma fotografia do povo brasileiro.
E esta foto, para ficar boa, trará todos os detalhes: onde moramos, como nos classificamos como raça, religiosidade e sexualidade. Temos carros ou motos. Somos estudantes, idosos, pais ou mães solteiros, por exemplo.
Vamos descobrir quantos de nós, cidadãos brasileiros, estão empregados e quanto ganhamos. E se regis trará nossa pressão social em torno de mais moradias, mais condução, mais acesso ao crédito.
Nosso papel, enquanto trabalhadores e cidadãos, é incentivar nossos amigos, vizinhos e parentes a apresentar para os recenseadores um perfil o mais verdadeiro possível de nossas realidades.
Se nos achamos pardos, vamos falar a verdade. Se temos orgulho de ser asiáticos, negros ou brancos, que confirmemos junto aos entrevistadores do IBGE, que chegarão em nossas casas devidamente identificados.
Porque é a partir desta fotografia do povo brasileiro que nossas lideranças políticas vão poder medir, direitinho, o tamanho do cobertor social que adotarão para tentar atender às nossas necessidades.
Precisamos saber exatamente a escolaridade dos nossos jovens para planejar a contratação de professores e profissionais de Educação. Precisamos saber quantas escolas temos para priorizar os investimentos em educação técnica e no ajuste da qualificação às necessidades do mercado.
É algo grandioso. Por isso, nosso empenho em mobilizar nossa categoria, porque nós sabemos da responsabilidade que cai sobre os metalúrgicos de Santo André e Mauá. Pois sempre estivemos à frente das grandes lutas nacionais, como a campanha do Petróleo é nosso!, na luta pela anistia, contra a carestia e, sempre a favor da democracia.
Com o mesmo empenho vamos ajudar o Brasil a entender o seu povo. E o Censo 2010 é a nossa grande oportunidade de provar nosso carinho e empenho a favor da nossa Pátria.
Por Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá