ESCLARECIMENTOS SOBRE O PLEBISCITO DO TURNO FIXO
Durante a entrega do primeiro boletim sobre o plebiscito, nas portarias da Usiminas, muitos companheiros denunciaram que a chefia anda inventando um monte de mentiras e pressionando para que, nos dias 19, 20 e 21 de julho, os trabalhadores votem a favor da manutenção do turno fixo.
A diretoria do Sindipa reforça que, conforme acordo assinado com a Usiminas, este plebiscito é apenas para definir se substitui o regime de turno fixo pelo de revezamento e nada mais. Se o seu chefe anda dizendo que a empresa já montou uma nova tabela de trabalho, é tudo lorota! Nenhuma escala está definida e tão pouco iremos aceitar tabela goela abaixo.
No Sindipa é assim: prevalece à democracia e a decisão dos trabalhadores que norteiam as nossas lutas e negociações com as empresas. O Sindipa lutará pela semana francesa!
ADEUS TURNO FIXO
A hora de mandar este turno para bem longe está muito próxima. O plebiscito terá início na próxima segunda-feira (19), estão aptos para votar os companheiros da Usiminas, Unigal e Usiroll que trabalham de turno. Todos estão convocados a comparecer nas portarias 2 (Centro) e 3 (Doap) para votar pela implantação do turno de revezamento.
E não se esqueçam, a votação começa no dia 19/07 às 5:30h e termina no dia 21/07 às 23:30h. Vote consciente para darmos um adeus definitivo ao turno fixo!
SUA SAÚDE EM JOGO
É muito importante que o trabalhador fique ciente de que a manutenção do turno fixo é uma agressão a sua própria saúde. Na hora de votar, lembre-se que a sua qualidade de vida está em jogo e que somente o turno de revezamento possibilita aquele tempo precioso com os filhos, esposa e familiares.
O turno fixo não é benéfico para ninguém. Após a implantação desta jornada desumana os números de acidentes, atestados médicos só aumentaram e junto com eles vieram à indignação geral dos trabalhadores.
Se você trabalhador não quer continuar vivendo pela Usiminas, vote SIM no plebiscito nos dias 19, 20 e 21 de julho.
DEFENDEMOS A SEMANA FRANCESA
Nosso objetivo é construir uma tabela digna, que respeite os limites e preserve a qualidade de vida dos trabalhadores metalúrgicos. Por isso, defendemos a implantação da semana francesa, porque ela permite que o trabalhador viva para sua família e participe efetivamente da sociedade.
Esta jornada é o desejo de todos os trabalhadores, pois AUMENTA À PRODUTIVIDADE, A QUALIDADE DOS PRODUTOS, A SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS e de acordo com os estudos feitos pelo Sindipa e Dieese a empresa não precisa contratar novos funcionários. Por tudo isto, o Sindipa defende a implantação da semana francesa.
NÃO DÊ OUVIDOS À CHEFIA
Quando o seu chefe vier falar abobrinhas sobre o plebiscito do turno fixo, deixe as “informações” entrarem em um ouvido e saírem pelo outro, pois a verdade está no boletim do Sindicato. É aqui que estão todas as notícias que os trabalhadores precisam para ficarem bem informados.
Desta forma, asseguramos que não existe tabela montada e o voto será por escrutínio secreto, ou seja, cédula depositada em urnas lacradas. Não há a menor possibilidade da chefia da Usiminas descobrir o voto de cada trabalhador, afinal todo o pleito será fiscalizado por representantes do Sindipa.
Portanto, os companheiros de turno podem ficar sossegados para votar SIM e acabar com esta sacrificante jornada que apenas trouxe stress, acidentes e doenças de trabalho.
Por CRISTIANO MAGALHÃES
Assessoria de Comunicação Social
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE IPATINGA
www.sindipa.org.br