Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Pesquisa mostra que Dilma ultrapassou Serra


A pouco mais de cem dias da eleição de 3 de outubro, a candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff (PT), surge pela primeira vez à frente de José Serra (PSDB) em uma pesquisa de intenção de voto.

Levantamento do Ibope encomendado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgado ontem aponta a petista na liderança com 40%, contra 35% do tucano. Marina Silva, do PV, tem 9%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Outras pesquisas, realizadas na segunda quinzena de maio, mostravam igualdade entre os dois candidatos ou vantagem para Dilma dentro da margem de erro, o que configurava empate.

No cenário em que o entrevistado foi confrontado com uma cartela com o nome de todos os 12 possíveis candidatos, a vantagem de Dilma é de seis pontos percentuais –38% a 32%. No segundo turno, a petista bateria Serra por 45% a 38%.

O Ibope diz ter ouvido 2.002 eleitores. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 16.292/2010.

O levantamento surge no momento em que Serra teve grande exposição na televisão: apareceu no programa do PSDB no dia 17, nos programas de partidos aliados e nas inserções partidárias veiculadas nos intervalos comerciais das emissoras.