Por Eliseu Costa
Informações dos principais meios de comunicação apontam que o Brasil absorveu os impactos da crise econômica, retomando os níveis de produção do período pré-crise. Em realidade, o Brasil além de retomar o patamar da produção apresenta um crescimento considerável, conforme matéria publicada pela Agência Estado, a produção industrial subiu 19,7% em doze meses, sendo a maior alta desde 1991. E, complementando os dados de produção, a Confederação Nacional da Indústria divulgou que o faturamente cresceu 12% no primeiro trimestre de 2010.
São informações relevantes para o movimento sindical brasileiro, principalmente para o setor metalúrgico, em que as entidades negociam permanentemente a PLR – Participação nos Lucros e/ou Resultados em todas as bases. Esses dados também serão fundamentais como base nas negociações da Campanha Salarial 2010. O movimento sindical fez a sua parte para que o País retomasse o crescimento pós-crise, o governo deu aporte de milhões às empresas, agora é o momento dos empresários fazerem a sua parte pelos trabalhadores.
Não há mais espaço para falácias de que a indústria ainda sente os impactos da crise. Os empresários voltaram a lucrar como nunca antes no Brasil e tem totais condições de proporcionar um bom reajuste aos trabalhadores brasileiros.
Eliseu Costa é Tesoureiro-geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí.