Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Dissídio: TRIBUNAL MARCA NOVA AUDIÊNCIA

Sindipa

Luiz Carlos Miranda, presidente do Sindipa
e secretário de relações públicas da CNTM,
em ação sindical na Usiminas

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa) e a Usiminas se encontrarão novamente no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em audiência marcada na próxima segunda-feira (29), às 16:30h, em Belo Horizonte. Esta é a quarta vez que as partes se reúnem para tentar por fim ao impasse da Campanha Salarial 2009/2010.

De acordo com o presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda, a audiência é fruto do desrespeito da siderúrgica que insisti em descumprir sentença judicial. “O Tribunal determinou que a Usiminas voltasse a negociar com o sindicato. No entanto, a empresa só enrolou e não apresentou nada”, afirma.

No princípio do mês de fevereiro, devido a Usiminas se recusar a negociar, o juiz José Eduardo de Rezende Chaves Junior elaborou uma nova proposta para os metalúrgicos de Ipatinga seguindo parâmetros de acordos fechados pelo país, na qual propôs: índice INPC 4,18% mais aumento real de 2,5% retroativo à 1° de novembro; abono salarial de R$ 900, compensadas eventuais antecipações e manutenção das conquistas anteriores.

 Unanimidade

Ainda conforme Miranda, é consenso geral dos trabalhadores que a proposta do Tribunal seja aplicada. “74% dos trabalhadores aprovaram esta proposta durante assembleia, e exigem os pagamentos. O Sindicato permanece mobilizado em busca dos direitos da categoria”.

O Sindipa acredita que o diálogo aberto e coerente seja o melhor caminho para fechar um acordo, por isso vem procurando, sistematicamente, a Usiminas para retomar a negociações para que os trabalhadores não sejam penalizados.

www.sindipa.org.br