Escrito por Força Sindical
No passado dia 21 de janeiro, as centrais sindicais Força Sindical, CUT, NCST, UGT, CTB e CGTB acordaram, dentre outros temas, o encaminhamento da retomada da Campanha pela Redução da Jornada de Trabalho para 40 para o ano de 2010.
Como é do conhecimento de todos, 2010 será marcado pela agenda das eleições gerais de outubro, cujo impacto no funcionamento do Congresso Nacional será evidente. Assim, faz-se necessário todo um esforço de mobilização e pressão para que a Câmara dos Deputados inclua a votação do Projeto de Emenda Constitucional da Redução da Jornada de Trabalho logo no início da legislatura que se inicia em 1º de fevereiro.
Para tanto, convocamos à Brasília os sindicatos, federações e confederações filiados, assim como as direções estaduais da central, nos dias 2 e 3 de fevereiro para, numa vigília, recepcionarmos os parlamentares no retorno das atividades da Câmara dos Deputados, com o objetivo de sensibilizar a Mesa Diretora e as lideranças partidárias a agendarem a votação da matéria para o primeiro trimestre de 2010.
Por outro lado, é fundamental retomar a mobilização e a negociação por empresa e por ramo econômico (federações e confederações patronais) pela via da apresentação de pautas de reivindicação, independentes das datas-base, centradas na redução da jornada de trabalhos para 40 horas semanais sem redução dos salários, iniciativa que somente será vitoriosa se calcada em assembléias representativas, paralisações e greves.
www.fsindical.org.br