Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Marília – Chico
Com 92,18% dos votos válidos foi eleita a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Marília e região, para a gestão 2010-2014. A eleição aconteceu nos dias 20 e 21 e contou com apenas uma chapa participante, encabeçada pelo atual presidente Irton Siqueira Torres.
A contagem dos votos foi acompanhada pela vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e por representantes sindicais de Marília e região.
Com o resultado, ele inicia sua terceira gestão frente à entidade sindical. Segundo ele, o trabalho a partir de agora seguira dentro de uma linha de continuidade e conclusão de projetos já iniciados, entre eles o Clube de Campo, instalado às margens da rodovia Dona Leonor Mendes de Barros, próximo ao Gigantão. “Só falta concluir as piscinas”, comentou.
Terminando a sede campestre, a entidade dará início dentro do próprio Clube de Campo, a construção do Centro Educacional e Profissionalizante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Marília e região. Um projeto da atual diretoria e que vai beneficiar milhares de associados e seus dependentes.
De acordo com o presidente eleito, o Centro vai oferecer uma série de cursos de capacitação na área de metalurgia para os trabalhadores da área que busquem aperfeiçoar seus conhecimentos, bem como, para os filhos dos associados que queiram se preparar para o primeiro emprego dentro do setor. Além disso, vai promover ainda cursos de inglês, espanhol e informática.
2010
Dentro de um trabalho de aproximação com o quadro associativo, para este ano, a diretoria eleita deverá montar um sub-sede em Pompéia e disponibilizar para os trabalhadores da metalurgia em Garça, um gabinete odontológico.
Segundo destacou Irton Siqueira Torres, além dos projetos que deverão ser continuados, o trabalho em prol da categoria será mantido com uma determinação ainda maior. “Nossa meta é sempre buscar conquistas para o trabalhador, inclusive no que diz respeito a negociação para a recuperação do poder de compra da categoria”, disse.
As lutas pela adesão a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) também é uma das metas da entidade sindical. Atualmente apenas seis empresas de grande porte “dividem“ com os trabalhadores o resultado obtido. “Nosso objetivo é estender a Participação a um número cada vez maior de empresas”, salientou Torres.
Quadro associativo
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Marília e região conta com 1.200 associados, dentro de uma categoria que compreende cerca de 6 mil trabalhadores que atuam em 428 empresas. Por mês, em média 40 metalúrgicos procuram a entidade para se associar de forma espontânea. “É o resultado do trabalho realizado”, disse.
O sindicato oferece convênios, colônia de Férias, Clube de Campo e tratamento odontológico. Para usufruir de todas as vantagens oferecidas pela entidade, os associados pagam R$ 3,14 mensais mais 1% do salário (desconto confederativo). A sede sindical fica na rua Manoel Novaes, 61, Jardim Sasazaki.