O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgou na manhã desta sexta feira, dia 26, um balanço das negociações dos reajustes salariais do 1º semestre de 2010.
Segundo a pesquisa, 97% das 290 negociações salaria9s registradas no primeiro semestre deste ano conquistaram reajustes salariais iguais ou acima da inflação. Este resultado é melhor que o obtido em relação ao mesmo período nos anos de 2008 e 2009 quando o percentual de negociações com reajustes iguais ou superiores ao índice foi respectivamente, 87 % e 93%.
Nesse período, cerca de 88% das negociações conquistaran aumentos reais nos salários, tendo por base a inflação medida pelo INPC-IBGE. Esse resultado é mais do que 10 pontos percentuais superior ao observado para as mesmas unidades de negociação em 2008 e 2009.
A indústria apresentou os melhores resultados, entre os setores. No total, 97,6% apresentaram reajuste acima ou igual à inflação, acima de 91,1% verificados no mesmo período de 2009, quando as negociações foram afetadas pela crise econômica internacional.
O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna, participou do evento e ressaltou que os números mostram que as ações dos sindicatos e das centrais sindicais têm sido muito positivas para alcançar estes importantes acordos para os trabalhadores. Juruna destacou também que o crescimento econômico tem beneficiado os acordos coletivos e a importância do salário mínimo para o aquecimento da econômica do País.
Por Assessoria de Imprensa da Força Sindical
www.fsindical.org.br