Jornal da Tarde
Balanço dos pisos salariais negociados em 2009 mostra que cerca de 93% das negociações apresentaram reajustes acima da inflação medida pelo INPC-IBGE e 3% ficaram iguais a esse índice, conforme pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgada hoje.
Segundo o balanço, na comparação com o valor do salário mínimo oficial, a maioria dos pisos salariais apresenta valores bastante próximos a este. Em 2009, cerca de 6% dos pisos analisados possuíam o mesmo valor do salário mínimo e 57% valiam entre 1,01 e 1,25 salários mínimos.
Essa distribuição é sutilmente diferente da observada no ano anterior, quando a concentração dos pisos nas menores faixas era apenas um pouco menor. Isso sugere que há certa acomodação no ritmo de aproximação dos valores dos pisos ao do salário mínimo, diferentemente do observado nos balanços dos pisos salariais anteriores (2005-2008), segundo os quais esse ritmo mostrou-se acentuado.
Para o Dieese, se por um lado é possível destacar o bom desempenho da negociação dos pisos salariais em 2009 – no que diz respeito, especificamente, aos reajustes –, por outro, chama atenção o fato de que os valores dos pisos ainda são fortemente referenciados pelo salário mínimo. O estudo contemplou os pisos salariais acordados em 635 unidades de negociação.