Presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical
Teve início na noite de quarta, 16 de março, a 8ª Plenária da Força Sindical Goiás. O evento ocorre no hotel DiRoma Fiori, em Caldas Novas, cidade turística do Estado localizada a cerca de 150 km de Goiânia. A plenária conta com a presença de representantes de nove estados brasileiros ligados a diversas categorias e entidades sindicais. Neste ano, a reunião é realizada em alusão ao Março Mulher, com todo o material utilizado na cor rosa.
Durante o evento, três novos sindicatos foram filiados à Força Sindical. São eles: Sindicato dos servidores municipais de Caldas Novas (Sindicaldas), presidido por Murilo Henrique de Almeida, e Sindicato dos empregados em empresas de transporte de valores, presidido por José Maria Francisco das Dores.
Os participantes elogiam o trabalho da Força Sindical em Goiás e destacam a expectativa para o dia de palestras. O vice-presidente da Força Sindical Brasil Miguel Torres ressalta a necessidade de debate e apresentação de novas ideias, “para que os trabalhadores brasileiros sofram menor impacto neste ano de crise e dificuldades principalmente para a classe trabalhadora”.
Miguel Torres, que é presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, vai dialogar com os sindicalistas nesta quinta, 17 de março, com o objetivo de mostrar formas de auxiliar os trabalhadores neste momento, com destaque para as reivindicações do Compromisso pelo Desenvolvimento e para a Renovação da Frota de Veículos, que se forem implantadas irão gerar milhões de empregos e colaborar com o enfrentamento da crise e com a retomada do crescimento econômico.
Em seguida, a palestra será ministrada por um representante da Adial Brasil. O secretário Adjunto de Relações Sindicais da Força Sindical, Márcio Villalva, vai dialogar sobre conjunturas políticas. A última palestra do dia, com tema “Democracia Ativa”, será ministrada pelos professores Marcelo Ladvocat e Aurélio Trancoso e pelo empresário José Alves Filho.
A 8ª Plenária está sendo dirigida pelo vice-presidente da Força Sindical Goiás Eurípedes Raphael Maia. O presidente Rodrigo Carvelo (Rodrigão) foi impossibilitado de participar do evento devido ao estado de saúde do filho, que está hospitalizado.