Terminou na noite de quarta-feira (21) o plebiscito do turno fixo, no qual os trabalhadores de turno da Usiminas, Unigal e Usiroll decidiram sobre o fim da desumana jornada na siderúrgica.
Com 88% dos votos, os trabalhadores sacramentaram mais uma vitória da categoria e votaram a favor da derrubada do turno fixo que foi implantado autoritariamente no dia 3 de novembro de 2008.
Com a condenação da ampla maioria, o Sindipa está concentrando seus esforços e defende a implantação da semana francesa que permite o trabalhador viver decentemente, tendo mais tempo para se dedicar aos estudos, lazer e a família. Além disso, ela aumenta a satisfação dos trabalhadores e, consequentemente, a produtividade, reduz significativamente os atestados médicos, afastamentos e acidentes de trabalho.
Esta importante conquista só foi possível graças à indignação dos trabalhadores contra a jornada fixa de trabalho e a incisiva batalha do Sindipa travada nos tribunais, que possibilitiou a realização do plebiscito para verificar a opinião dos companheiros sobre a sacrificante jornada que impedia o convívio familiar e social.
O Sindipa continua firme na luta em defesa dos interesses da categoria e na construção de uma tabela que satisfaça o desejo dos trabalhadores, por isso irá discutir com a Usiminas todos os pontos positivos da implantação na semana francesa.
RESULTADO FINAL
Aptos para votar – 4.266
Total de votos – 3.350
Você concorda que o atual turno fixo mude para revezamento?
Sim – 88% (2946 votos)
Não – 12% (396 votos)
Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga/MG
www.sindipa.org.br