Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

77 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Do voto feminino, em 1933, à eleição de uma presidenta, em 2010

“O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá nasceu junto com o voto feminino, em 1933. E chegamos aos 77 anos com a possibilidade de eleger uma mulher para a presidência da República. Temos chance de eleger Dilma Rouseff, do PT, ou Marina Silva, do PV. E, em caso de vitória, teremos a primeira mulher na presidência do Brasil.

Em 1933, os cidadãos brasileiros conquistam, pela primeira vez, o voto feminino. No mesmo ano, em 23 de setembro é confirmada a fundação do nosso sindicato. É o que vamos comemorar em nossa festa de aniversário, ou seja, o novo Brasil que ajudamos a construir a partir das fábricas, das trincheiras da democracia e das mobilizações políticas ao longo de quase 80 anos.

Está em nossa história sindical a luta pela proteção ao nosso petróleo, através da campanha ?O Petróleo é nosso? que lideramos e participamos desde o início. O resultado é hoje a possibilidade de exploração das riquezas do Pré-Sal.

A cada etapa da História do Brasil, mantivemos nossa mobilização trabalhadora e cidadã. Durante os tristes tempos da ditadura militar que se abateu sobre o Brasil, ficamos aqui, entricheirados em nossos sindicatos, agüentando a pressão dentro das fábricas, nos reunindo clandestinamente em nossos bairros e lutando a favor da democracia.

O resultado foi a redemocratização do Pais e a partir do movimento Diretas Já, conseguimos eleger um ex-metalúrgico como presidente da República e que acelerou nossa economia e a distribuição de renda, gerando oportunidades e a mais expressiva recuperação dos salários no Brasil.

Participamos ativamente da campanha contra a carestia e a favor da Anistia, Ampla, Geral e Irrestrita. Apoiamos as oposições contra a manipulação dos governos da ditadura que apostaram tudo para se perpetuar no poder.

O resultado foi termos conseguido, em 1994, controlar a inflação através do Plano Real, que interrompeu a absurda transferência de renda que a inflação impunha aos ganhos da classe trabalhadora.

Chegamos, agora, aos 77 anos a menos de uma semana das eleições gerais. Teremos a oportunidade de eleger uma mulher, se assim for a vontade da Nação brasileira. E confirmaremos, mais uma vez, que estamos ativamente participando da História do Brasil. Atentos às melhorias políticas e sociais que significarão, para cada um de nós, a possibilidade de mais qualidade de vida.

Através de uma Educação que ensine nossos filhos a aprender. De uma Saúde Pública que seja preventiva. De investimentos em infra-estrutura que gerem empregos. E, principalmente, que consigamos combater a corrupção para controlar a violência e melhorar a segurança das nossas famílias.

Venha para nossa festa. Participe. Temos muito a comemorar. Viva o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá”.

Editorial de Cícero Martinha, presidente dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá
 

Enviado por Andressa Besseler
Assessoria de Imprensa