Não se esqueça: todos estão convidados a participar no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá das comemorações dos 77 anos da fundação no dia 23/09, às 18h. O ato solene contará com a participação de personalidades da região e da Orquestra de Violeiros de Mauá.
Sindicato organizou o primeiro ato no país pelas 40 horas semanais em 1983
77 anos: a batalha do Sindicato dos Metalúrgicos
de Santo André e Mauá mostra o passado, o presente e o futuro
“São mais de trinta anos dedicados à luta permanente em prol da recuperação dos salários, da inclusão dos companheiros no cenário político e outras mobilizações históricas que são referências para o futuro do Brasil”, relembrou Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá há 11 anos, ao sintetizar a história de 77 anos da fundação do Sindicato, que será comemorado nesta quinta, dia 23/09, às 18h, na sede em Santo André.
Fundado em 1933, o Sindicato sofreu diversas intervenções nos anos de 1937, 1947, 1964, 1979 e 1980, marcadas por períodos de estagnação e perseguição. “A história do Sindicato interage com a história do Brasil por ter travado campanha históricas, como O petróleo é nosso; A luta das 200 milhas do mar brasileiro; Diretas Já, e fomos o primeiro Sindicato a reivindicar a redução da jornada de trabalho para 40 horas em 1983”, explicou.
Nas mãos de Cícero Martinha e dos diretores está a condução das lutas cotidianas de 25 mil metalúrgicos que cumprem rotina diária nas mais de 500 fábricas espalhadas por Santo André e Mauá.
Por sua atuação, Martinha figura no rol das grandes lideranças do movimento sindical brasileiro, ao lado de líderes como Marcos Andreotti, José Cicote e Lula, entre outros. “Olhando para o passado, o Sindicato participou das principais mudanças no país, sempre conquistadas com a mobilização nas ruas, avenidas, fábricas e nos enfrentamentos com a ditadura”, explicou Cícero Martinha.
Presente
Depois de sete décadas da fundação e a pujança na economia, Martinha destaca a conquista de negociar com o patrão 99% dos problemas do chão de fábrica. “Antigamente as reivindicações eram com conflitos e greves. Agora, existe a conversa entre o Sindicato e o patrão”.
Por conta do crescimento do Produto Interno Bruto, a estabilidade da inflação e o recorde de empregos formais, o Sindicato conquistou no 1º semestre de 2010 a melhor PLR da história, injetando na economia local R$ 40 milhões. “Garantimos a PLR para 70% da base com um aumento real variando entre 20% e 50% na comparação com o ano passado. É uma prévia das negociações da campanha salarial”.
Futuro
Para revitalizar toda a história vivida nos 77 anos do Sindicato e melhorar o atendimento ao trabalhador, a sede em Santo André e a subsede em Mauá estão passando por uma ampla reforma e ampliação. A expectativa é finalizar as duas obras até o fim do ano. “Os associados vão encontrar um espaço reformado e revitalizado para melhor atendê-los. O trabalhador precisa de conforto e ser bem recebido, porque aqui é a sua casa”.
Nesta edição em comemoração aos 77 anos de fundação do Sindicato, você vai conhecer por meio de fotografias a batalha da classe operária por melhorias.
Não se esqueça: todos estão convidados a participar no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá das comemorações dos 77 anos da fundação no dia 23/09, às 18h. O ato solene contará com a participação de personalidades da região e da Orquestra de Violeiros de Mauá.
Por Andressa Besseler
Jornalista
Clique aqui para acessar artigo do Martinha