O dia 1º de maio é duplamente significativo para a categoria metalúrgica, pois nesta data é comemorado o Dia do Trabalhador e, também, os 70 anos de existência e luta da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.
A Federação dos Metalúrgicos congrega 54 Sindicatos da categoria no Estado de São Paulo, que representam cerca de 800 mil trabalhadores e trabalhadores do setor. É uma das maiores entidades sindicais da América Latina.
Em pouco mais de 100 anos de lutas sindicais no Brasil, as histórias da Federação, e dos metalúrgicos, estão inseridas na sociedade brasileira.
Luta alicerçada para garantir, assegurar e ampliar os direitos trabalhistas, mas que, com o tempo, ampliou-se para questões mais amplas como acesso digno à saúde, educação gratuita e de qualidade, moradia, segurança, e demais itens que constituem a vida de cada brasileiro. Uma luta por melhores condições de trabalho e de vida.
Muito já foi conquistado ao longo da história, porém ainda há muito a ser feito, pois a luta entre o Capital e o Trabalho é permanente.
Parte forte dessa luta, a Federação segue sua história, traçando novas metas, alcançando novos objetivos. Mas é uma luta que não se faz sozinha, na verdade, todos os Sindicatos filiados constituem um instrumento de luta pelos direitos e cidadania plena aos cidadãos brasileiros.
Claudio Magrão é presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo