Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

6 mil metalúrgicos param em Osasco por aumento real

Eduardo Metroviche

Assembleia na Metalsa

Os metalúrgicos de Osasco e região começaram na manhã desta terça-feira, 19, uma série de assembleias para pressionar os grupos patronais a fecharem acordo de reajuste salarial com aumento real. Em Osasco, desde a madrugada desta terça-feira até às 15h aconteceram assembleias na porta das principais indústrias metalúrgicas.

A movimentação reuniu cerca 6 mil trabalhadores, de 18 empresas da cidade, incluindo: Meritor, Belgo Mineira, Osram, Metalsa, Grupo Flanel, Jaraguá, Mecano Fabril, Liceu de Artes e Ofícios e Proturbo,  entre outras.

Este foi o primeiro dia de assembleias. Nesta quarta-feira, a série tem continuidade, nas fábricas de Cotia e de Vargem Grande Paulista. Na quinta-feira, 21, é a vez dos trabalhadores de Jandira, Carapicuíba e Itapevi também cruzarem os braços por suas reivindicações.

Além do aumento real, a categoria reivindica fim do teto de aplicação do reajuste salarial; piso salarial unificado; licença maternidade de 180 dias; redução da jornada de trabalho; negociação de PLR; combate à demissão imotivada; programa de formação e qualificação profissional e sindical.

Os metalúrgicos de Osasco e região participam da Campanha Salarial Unificada, organizada pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, que representa cerca de 800 mil trabalhadores, 40 mil destes estão na região de Osasco.

Por Cristiane Alves
Assessoria de Imprensa
www.sindmetal.org.br