Mateus Medeiros
O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba realizou hoje (23/5), o 5º Encontro de Cipeiros do Setor Metal-Mecânico, com o tema “Por que ocorrem tantos acidentes com motociclistas?”. O evento realizado no Clube Recreativo da entidade (Avenida Dois Córregos, 3110) contou com a participação de 600 cipeiros de 200 empresas da base, autoridades do setor de saúde e segurança do trabalho, lideranças políticas e sindicais de Piracicaba e região.
As palestras do Encontro foram ministradas por especialistas, que enfocaram temas como “Direção Defensiva como Ferramenta para a Redução de Acidentes com Motociclista”, ministrada por João Marcio Tomazela, especialista em direção defensiva. “O objetivo segundo Tomazela é desenvolver a educação no trânsito, para que motociclistas e pedestres convivam em harmonia”, destacou.
O palestrante Robério Barbosa Celestino, 2º Sargento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, enfocou a questão das consequências dos acidentes com motociclistas. De acordo com ele, a cidade de Piracicaba possui a 4º maior frota de motocicletas, por isso o trabalho de prevenção deve ser redobrado.
Já Antonio Clóvis Pinto Ferraz, professor livre docente EESC-USP- Planejamento e Operação de Sistema de Transportes, apresentou pontos a serem seguidos para a redução de acidentes, estabeleceu um planejamento de gestão que envolva a educação na escola e um maior comprometimento político.
O movimento sindical tem que expor às empresas o risco que o trabalhador enfrenta. Para José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “o dever do Sindicato é garantir a cidadania, defender o trabalhador não só dentro da fábrica, mas também fora, pois é grande o número de acidentes de trajeto nas saídas das indústrias”, destacou.
José Luiz também irá propor à Prefeitura, por meio da Câmara dos Vereadores de Piracicaba, um Centro de Pilotagem para treinamentos voltados à direção defensiva. Ao final do evento foi aberto um debate em que palestrantes, representantes e cipeiros puderam tirar dúvidas e compartilhar informações.
INTERSINDICAL
O Encontro voltado para a prevenção de acidentes com motociclistas contou com a presença de Luis Carlos de Oliveira, o Luisinho, representante do Departamento de Saúde e Segurança de São Paulo, que ressaltou o dever do o movimento sindical em formar não só cipeiros, mas também dirigentes sindicais, no processo prevenção de acidentes e doenças.
Também participaram representantes sindicais de Jundiaí, São Paulo e outros Sindicatos dos Metalúrgicos no Estado de São Paulo.
Por Erica Verissimo