Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

5.600 metalúrgicos de 40 empresas fazem acordo

Publicado em 11/10/2008:

BS

Reajuste é de 11,1%, sindicato se reúne com patrões segunda para tentar acordo coletivo.

A greve dos metalúrgicos de máquinas e eletroeletrônicos já rendeu 40 acordos individuais com as empresas, beneficiando 5.600 trabalhadores com reajuste de 11,1% – a categoria pedia 20%. Os acordos ainda incluem estabilidade para afastados por doença profissional, segundo Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

Funcionários de apenas duas empresas deverão manter a greve na segunda, quando o sindicato se reunirá com representantes dos patrões para tentar um acordo coletivo. Segundo Torres, o grupo patronal abrange 85 mil metalúrgicos da capital. O Sindimaq (Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas) criticou os acordos fechados isoladamente com as empresas.

Centrais fazem passeata

BS

Cerca de 700 pessoas, segundo a Força Sindical, participaram ontem de uma passeata no centro da capital com as principais centrais sindicais. O

objetivo era chamar a atenção da população para temas como a redução da jornada de trabalho, a proibição do trabalho infantil e o cumprimento da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Ambev terá de pagar R$ 140 mil

BS

Um empregado da Ambev receberá R$ 140 mil e pensão mensal vitalícia no valor de seu salário por ter ficado praticamente cego e incapacitado para o trabalho. A decisão é do Tribunal Superior do Trabalho. Ele foi aposentado aos 37 anos após ter trabalhado na empresa por 11 anos em contato com produtos químicos nocivos. A empresa disse que acata a decisão e que não comentaria o assunto