Com apoio das confederações CNTM/Força Sindical e a CNM/CUT, foi realizado nos dias 7 e 8 de dezembro de 2010 o 3º Encontro do Comitê Nacional dos Trabalhadores na Gerdau.
Participaram representantes dos trabalhadores de plantas da empresa nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo.
“O objetivo é fortalecer o Comitê no País, por intermédio da troca de informações sobre a realidade dos trabalhadores e de ações coletivas nas diversas plantas do grupo Gerdau”, informam Mônica Lourenço Veloso, vice-presidente da CNTM, e Ubirajara Freitas, secretário-geral da CNM, em comunicado conjunto das confederações.
Programação:
No dia 7, foram apresentados um resgate histórico do Comitê (Linha do tempo), um quadro comparativo entre as plantas, informações sobre o Encontro mundial e um plano de ação conjunta dos trabalhadores da Gerdau.
No dia 8, técnicos do Dieese fizeram uma análise sobre o setor siderúrgico nacional e as estratégias da Gerdau. Depois foram apresentados uma análise do plano de ação nacional de 2009/2010 e um novo plano de ação, com apresentação dos grupos, análise de propostas e aprovação.
Local do evento:
Hotel Pampas Palace Hotel, em São Bernardo do Campo
Divulgação CNM-CUT
Representantes da CNTM-Força Sindical no primeiro dia de palestras e debates
Divulgação CNM-CUT
Palestras e debates entre os representantes dos trabalhadores da Gerdau no Brasil
Por Val Gomes, da Assessoria de Comunicação – CNTM/Força Sindical (imprensa@cntm.org.br), com colaboração de Roberto Anacleto dos Santos (Técnico do Dieese/Subseção da CNTM), Valter Bittencourt, da Assessoria de Comunicação – CNM/CUT, e José Alfredo, coordenador do setor siderúrgico da CNM/CUT.
Clique aqui para acessar uma edição especial da CNTM para a mobilização sindical nas unidades da Gerdau
Jonny Ueda
Assembleia pela jornada de 40 horas semanais na unidade Gerdau de Mogi das Cruzes