Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

3ª reunião preparatória do 11º Congresso dos Metalúrgicos/SP



Miguel Torres coordena reunião com delegados sindicais
Fotos de Jaélcio Santana

Texto: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de SP 

Cerca de 250 trabalhadores delegados sindicais de empresas metalúrgicas das zonas norte e oeste de São Paulo participaram na sexta-feira, dia 22 de maio, da terceira reunião preparatória do 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.  

 

O evento, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de junho, no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato e da Força Sindical, tem como lema “Emprego, Direitos e Cidadania” e vai debater e definir as ações sindicais e políticas que o Sindicato irá implementar nos próximos meses e anos.

 

As duas reuniões preparatórias anteriores aconteceram nos dias 8 e 15 passados e contaram com a participação de delegados de empresas das regiões leste, centro e sul da capital. A próxima será no dia 29 de maio, na sede do Sindicato em Mogi das Cruzes.

 

O presidente do Sindicato, Miguel Torres, lembrou que o Congresso vai acontecer dentro de uma situação de crise financeira global, falou da luta que o Sindicato vem travando contra os efeitos da crise para garantir os empregos e os direitos dos trabalhadores e das reivindicações da classe trabalhadora e do movimento sindical que foram transformadas em projetos de lei e que estão tramitando no Congresso Nacional.

 

“Em junho, vamos saber melhor se a crise perdeu força ou vai continuar prejudicando os setores produtivos da economia. Precisamos levar adiante a defesa da redução da jornada de trabalho, a aprovação da Convenção 158, que impede a demissão imotivada, e a aprovação da Convenção151, que garante o direito de organização sindical do funcionalismo público. Vamos também continuar mobilizados e preparar, desde já, a nossa Campanha Salarial 2009”, disse Miguel.

 

Neste sentido, segundo o Secretário-Geral da entidade, Jorge Carlos de Moraes, o Arakém, “nada melhor do que os trabalhadores para darem subsídios a este Congresso, participarem decisivamente das discussões e indicarem os rumos que devemos seguir.”

 

As decisões tomadas vão se transformar em metas a serem alcançadas. Por isto, o Congresso vai debater os seguintes temas:

 

– Crise global

– Ações sindicais pelo pleno emprego

– Cidadania e ações políticas

– Campanhas salariais

– Comunicação do Sindicato com os trabalhadores

 

Crise global – Diante dos efeitos negativos da crise financeira global em nosso País, o movimento sindical mobilizou-se para defender os direitos dos trabalhadores e exigir alternativas às demissões. Neste período, o nosso Sindicato fechou acordos para garantir o emprego de mais de 16 mil trabalhadores, atuou junto ao Banco Central para a diminuição das taxas de juros e buscou junto ao Governo Federal a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca, de eletrodomésticos.

 

“Nosso objetivo é definir no Congresso os próximos passos para enfrentarmos e superamos a crise, continuarmos garantindo os empregos no setor metalúrgico e colaborarmos com o crescimento econômico do País, com geração de postos de trabalho, melhores salários, distribuição de renda”, afirma Miguel Torres.

 

Comunicação – Um dos principais veículos de comunicação do Sindicato é “O Metalúrgico” (clique aqui para acessar as edições), um jornal importante para a organização, mobilização e conscientização da categoria. Mas o Sindicato também coloca à disposição dos trabalhadores: boletins, carro de som, faixas, camisetas, cartazes, folhetos, cartilhas e revistas, calendários e mosquitinhos (impressos pequenos, principalmente para eleição de CIPA).

 

Há ainda o site na Internet (www.metalurgicos.org.br) e uma Lan House para delegados sindicais na sede do Sindicato. Lan House é um espaço próprio para utilizar computador com acesso à Internet, acessar rapidamente notícias e informações sobre os mais variados assuntos, de interesse pessoal ou profissional, e usar programas de texto, entre outros recursos da informática.

 

“Entendemos que uma sociedade só pode ser chamada de democrática quando a maioria da população tiver espaço para se manifestar”, afirma Miguel Torres.

 

Por isto, o 11º Congresso debaterá este tema visando ampliar e qualificar a comunicação entre o Sindicato e a categoria e, deste modo, transformar de forma positiva a realidade dos trabalhadores tanto nos locais de trabalho quanto perante à atual sociedade brasileira.

 

 

 

11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes

Emprego – Direitos – Cidadania

17, 18 e 19 de junho

Palácio do Trabalhador

Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo/SP

www.metalurgicos.org.br

 

 

 


Delegados Sindicais aprovam temas do Congresso 

  


Arakém, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de SP 

 


Tadeu Morais, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de SP 

  

Confraternização de trabalhadores e de diretores e assessores da entidade


Cartaz do evento