A escolha do patrono aconteceu em 1956, na 1ª Conferência Nacional dos Metalúrgicos, realizada em Volta Redonda/RJ, onde foi instalada a Usina de Volta Redonda, a primeira usina siderúrgica do Brasil. Esta data também foi escolhida como Dia Nacional dos Metalúrgicos.
Tiradentes foi enforcado e esquartejado por defender a Independência do Brasil e ter posições contrárias às dos poderosos da época.
“O Brasil ainda é muito injusto, com muita exploração do povo brasileiro e muitas desigualdades. Mas a luta não para e nós, dirigentes e trabalhadores metalúrgicos do Brasil, inspirados em Tiradentes e nos demais brasileiros e brasileiras que lutaram e lutam por um País melhor, estamos em ação permanente para conquistarmos dias melhores para o povo brasileiro, com geração de empregos de qualidade, distribuição de renda, vida digna para todos, liberdade, justiça e inclusão social”, comenta Miguel Torres, presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, sobre data tão importante para a História do Brasil.