Os protestos fazem parte do Dia do Basta, uma mobilização nacional das Centrais Sindicais
Nesta sexta-feira (10), cerca de 20 mil Metalúrgicos da Grande Curitiba, filiados à Força Sindical do Paraná, protestaram no Dia do Basta, uma luta nacional em defesa dos Empregos, da Aposentadoria e dos Direitos Trabalhistas. Participaram do protesto nas portas de fábricas trabalhadores das principais empresas da região, como Renault, Volvo, Bosch, WHB, Brafer, Furukawa, Maringá Soldas, Seccional, Voigt, empresas do PIC da Audi, entre outras.
Desde a madrugada desta sexta-feira, o Sindicato está nas portas de fábrica liderando as assembleias contra os desmandos do atual governo, responsável por deixar mais de 60 milhões de brasileiros desempregados.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande (SMC), Sérgio Butka, esse dia é essencial na vida de qualquer brasileiro, já que representa um recado claro aos atuais governantes e aos candidatos ao governo:
“Hoje estamos aqui dizendo um BASTA para tudo de errado vem acontecendo em nosso Brasil. Dissemos hoje um Basta para o Desemprego, um Basta na Crise, um Basta na Corrupção, um Basta nas Reformas do Governo Temer. Com uma grande mobilização desde cedo dos metalúrgicos de Curitiba o trabalhador não deixou dúvidas no seu recado!”, destacou o presidente.
Assembleias
Na Volvo, Bosch, CNH, Comau CNH os trabalhadores autorizaram o Sindicato a iniciar a elaboração da Pauta de Negociação e a representá-los (por meio do recolhimento das contribuições e taxas) na luta por melhores condições de trabalho e remuneração.
Maringá Soldas e Seccional estão em protesto até que as empresas apresentem propostas dignas e à altura da categoria metalúrgica.
Administrativo
Na CNH uma assembleia informativa com os trabalhadores do administrativo foi realizada também na manhã desta sexta-feira (10), com as condições apresentadas aos trabalhadores, o Sindicato voltará nos próximos dias para pegar a autorização para iniciar a elaboração da Pauta de Reivindicações.
Dia do Basta
O Dia do Basta é uma mobilização nacional organizada pelas Centrais Sindicais do Brasil – – Força Sindical e demais centrais – – neste dia 10 de Agosto de 2018.
Mobilizações serão realizadas em dezenas de cidades do país, em fábricas, ruas e praças.