Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

OIT

112ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT – agenda do dia 10 de junho de 2024

Delegação brasileira de dirigentes sindicais presentes à 112ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT em Genebra, Suíça. Reunião nesta segunda, 10 de junho de 2024, com o presidente Miguel Torres (Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes), foi de intercâmbio das informações sobre os trabalhos e debates realizados até o momento na Conferência iniciada no dia 3.
“No Brasil e no mundo todo os desafios para a classe trabalhadora são imensos, na luta contra o desemprego, a precarização, a exploração e a exclusão social. Lutamos pela manutenção e ampliação dos direitos e conquistas, pelo diálogo social, pelo trabalho decente, pelo fortalecimento da democracia e pela justiça social”, diz Miguel Torres, que na quarta, 12 de junho, discursará no plenário do Palácio das Nações Unidas representando a classe trabalhadora e o movimento sindical brasileiro.

Miguel Torres e Gilbert Houngbo, diretor geral da OIT

Agenda:

10/06: Como delegado titular representando as centrais e todos os trabalhadores do Brasil, o presidente Miguel Torres participará da votação para eleição do Conselho de Administração da OIT.

12/06: Na parte da manhã, discurso do Ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho. Na parte da tarde, discurso de Miguel Torres.

13/06: Miguel Torres participará do debate sobre sobre a Coalizão Global da Justiça Social, com a participação do presidente Lula e outros líderes mundiais.

13/06:  Miguel Torres e delegação brasileira serão recebidos oficialmente na missão (Embaixada) brasileira em Genebra.

14/06: Miguel Torres participará das votações de todas as decisões e aprovação dos relatórios das comissões e do encerramento da 112ª Conferência Internacional do Trabalho 2024, no plenário das Nações Unidas em Genebra.

Também ocorrerão encontros bilaterais com diversos líderes sindicais de vários países (França, Argentina, Rússia, China, Itália, Portugal e Irã, entre outros), com o diretor-geral da OIT, com o representante da IndustriAll Global Union e com a delegação geral tripartite do Brasil conduzida pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (pelo Governo) e Miguel Torres (pelos trabalhadores).