Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Você está vivo?

Com objetivo de evitar fraudes no recebimento da aposentadoria, todos os anos os segurados são convocados pela Previdência para apresentar prova de que estão vivos nas agências onde recebem o benefício.

Obrigar homens e mulheres com idade avançada a sair de casa, enfrentar trânsito e filas intermináveis para recadastrar a senha bancária é um mecanismo antigo. Ao invés de criar medidas que facilitem a vida desses aposentados, tendo em vista os avanços tecnológicos, a Previdência insiste em manter este sistema ultrapassado e sacrificante, sem levar em consideração que muitos aposentados são portadores de doenças ou possuem certas limitações de locomoção.

Muitos brasileiros ainda lembram do triste episódio que aconteceu em 2003. Na oportunidade, o então ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, decidiu suspender o pagamento do benefício para os segurados com 90 anos ou mais que recebiam pensões e aposentadorias por mais de três décadas. As longas horas nas filas provocaram tumulto e desmaios em milhares de aposentados.

Reconhecemos que existem sim, pessoas criminosas que continuam recebendo um beneficio em nome de um segurado que não está mais vivo, porém, o Governo tem condições suficientes para criar um dispositivo que informe, automaticamente, se a pessoa já veio a falecer.

Esta informação poderia ser repassada ao Ministério da Previdência, através dos registros de óbitos efetuados nos Cartórios do país. Sendo assim, os idosos não precisariam ser submetidos a esta triste burocracia e o INSS teria as informações atualizadas em tempo real quando precisasse suspender o depósito do benefício.

Por Raimundo Nonato Roque de Carvalho
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco

Clique aqui para acessar este artigo no informativo O Tarugo