Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Centro de Solidariedade ao Trabalhador da CNTM

Vendas somam 288,2 mil vagas e lideram ranking das profissões

A cada 100 trabalhadores com idade economicamente ativa, 18 atuam no comércio. Em São Paulo existem 744 chances abertas

Diário de S.Paulo

Pela primeira vez na história o  trabalho no comércio superou a atividade agrícola no ranking das profissões no Brasil. Em cada grupo de cem brasileiros com idade acima de 15 anos, 17,9 atuam no comércio, enquanto 15,6 são agricultores, segundo o estudo Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgado pelo IBGE.

O setor é uma boa porta de entrada para quem procura o primeiro emprego ou deseja mudar de área. Em 2012 foram contratados 288,2 mil trabalhadores no comércio varejista. Hoje, nos dois centros de intermediação de mão de obra na capital paulista, os interessados encontram 744 vagas abertas.

“Nos últimos oito anos cresceu o número de lojas e shoppings no país. E as contratações vão  crescer  porque até  2014 serão construídos 113  shoppings centers e cerca de 20 mil lojas”,  disse Ronald von Zimmermann, diretor executivo da   Associação Brasileira da Indústria e Equipamentos e Serviços do Varejo.

O crescimento do poder de compra da classe C nos últimos anos também é visto como fator positivo para o setor. Esse público aqueceu o consumo e as redes varejistas se expandiram, gerando mais empregos.

Vagas/ No CST (Centro de Solidariedade ao Trabalhador), os destaques são as vagas para vendedor, operador de supermercado e caixa, que somam 137 oportunidades. Para vendedor de loja a remuneração oferecida varia entre R$ 864,12 e R$ 1.019,77. Os postos atendem das 7h às 16h. No CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador) há 544 vagas abertas. O horário de atendimento é das 7h às 18h.