Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

UAW vence eleições históricas na Volkswagen EUA


Com 71% de votos favoráveis, UAW é escolhida pelos trabalhadores da manutenção para representa-los como sindicato.

Um grupo de trabalhadores da Volkswagen em Chattanooga, Tennessee concordou em alinhar com o United Auto Workers, dando ao sindicato o que chamam de uma grande vitória e seu primeiro ponto de apoio em uma montadora não-americana no Sul dos Estados Unidos.

A votação foi de 71 por cento para o sindicato. Os 152 trabalhadores que votaram durante dos dias 3 e 4 de dezembro fazem parte de um grupo da manutenção chamados “trabalhadores especializados”. A eleição foi supervisionada pelo NLRB que é o órgão nacional de relações trabalhistas dos EUA.

Ray Curry, diretor regional do sindicato UAW, disse que a vitória é “um momento histórico para Chattanooga e para o UAW no Sul dos Estados Unidos.”

Curry que dirige uma região com 13 estados, incluindo o Tennessee, disse que os trabalhadores da VW tem “uma importante mensagem: Eles têm uma grande história. E hoje, eles tiveram uma vitória. “

Mike Cantrell, que dirige a Subseção do UAW Local 42 em Chattanooga, disse que os planos são para começar a negociação do acordo coletivo com a empresa o mais rápido possível.Cantrell disse que ainda espera que toda a planta, eventualmente esteja sob negociação coletiva.

UAW: O Sindicato Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Automotiva, Aeroespacial e de Implementos Agrícolas (UAW), fundado em 1935, é o maior sindicato de trabalhadores da indústria automotiva estadunidense e um dos maiores e mais diversificados sindicatos da América do Norte. O UAW tem mais de 400.000 membros na ativa e mais de 600.000 membros aposentados nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico. Sua sede fica em Detroit, Michigan, EUA.

“O apoio da CNTM e filiados ao fortalecimento da estratégia de redes, e a ação em Chattannoga, demonstram a importância das ações bem articuladas. Destaco também o termo de cooperação entre a UAW e as Confederações que está sendo elaborado para fortalecer uma aliança de solidariedade, ações conjuntas e espaços de formação e troca de experiências. Desejamos, enfim, sucesso aos companheiros da Volkswagen de Chattannoga da UAW”, diz Mônica Veloso, vice-presidente da CNTM.

Por Rafael Messias Guerra
UAW – United Auto Workers

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS