Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Sitramonti-Ce

Trabalhadores da empresa Saraiva aprovam desconto de taxa sindical anual

Com a presença de 220 trabalhadores da Empresa Saraiva e subcontratadas, que atuam na obra eólica de Ubajara, foi realizada no dia 21 de fevereiro, às 07h, a segunda Assembleia Geral de Autorização da Contribuição Sindical.

A primeira assembleia de Autorização da Contribuição Sindical foi em Iguatu, e também houve a aprovação por parte dos trabalhadores.

O valor da contribuição sindical, que deixou de ser obrigatório após a aprovação da Reforma Trabalhista, equivale a um dia de trabalho do profissional sindicalizado e foi aprovado para ser descontado, na assembleia, por unanimidade pelos trabalhadores.

A contribuição sindical ajuda a sustentar a estrutura e o serviço do sindicato como, por exemplo, a sede, a fiscalização e a assessoria jurídica.

Evandro Pinheiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Montagem Industrial em Geral no Estado do Ceará ( Sitramonti-Ce), explica que a entidade tem realizado as assembleias de autorização de imposto sindical e falado para o trabalhador sobre a importância de manter o sindicato e as conquistas, falando para a categoria sobre ” o tamanho dessa importância, e que cada vez tem mais ataques e por parte das empresas, forçando a se desfiliar do sindicato, criando uma pegadinha, para que o trabalhador não seja sindicalizado, para que o patrão não tenha obrigação de seguir os acordos e as convenções coletivas”.

O presidente ainda afirma que é preciso entender que estão sendo propostos nos acordos,” cláusulas protetivas, financeiras, cláusulas que acabam com o horário intermitente, cláusulas que não aceitam dividir as férias em três vezes, cláusulas como a cesta básica de R$ 550,00, e tudo isso é resultado o fortalecimento do sindicato para manter os acordos coletivos”. Ainda segundo Pinheiro, o imposto sindical possibilita ao sindicato uma igualdade com o patrão na hora de negociar e que ‘cada vez mais o trabalhador precisa de seu sindicato”.

Esdras Gomes Silva
Jornalista