Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Anápolis/GO

SindMetana defende contrapartidas que garantam os empregos na cadeia automotiva

O Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis-GO considera preocupante a situação do setor automotivo neste período de pandemia do coronavírus, principalmente em razão de algumas montadoras dizerem que vão retomar a produção no Brasil somente no final de junho.

São essenciais as medidas de saúde, higiene e prevenção contra o Covid-19, pois a saúde e o bem-estar da população é a prioridade, e muito importantes os acordos coletivos que estão garantindo a vitalidade econômica das empresas e os direitos, empregos e renda da classe trabalhadora.

“Precisamos também de contrapartidas para que não ocorram demissões nas montadoras e nas demais empresas da ampla cadeia do setor automotivo no País, pois este cenário seria economicamente e socialmente muito caótico”, diz Reginaldo de Faria, presidente do Sindicato.

O SindMetana aponta como boas ideias: a reconversão industrial (para resgatar fábricas obsoletas e produzir o que o Brasil precisa no momento), os acordos coletivos com participação e aval dos Sindicatos e a criação de um conselho tripatite entre representantes de governo, do empresariado e dos trabalhadores para, desde já, buscar saídas e preparar a retomada produtiva.

matéria relacionada:
https://www.autodata.com.br/noticias/2020/04/13/montadoras-sinalizam-para-junho-a-retomada-da-producao/30916/