Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Ouro Branco/MG

Sindicato entra com processo contra Usiminas Mecânica

Desde que foi instalada em Congonhas, a Usiminas Mecânica Fábrica de Vagões vem praticando algumas irregularidades que afetam os direitos dos trabalhadores. Além das diferenças salariais e o não pagamento de insalubridade, desde o início, a empresa implantou uma tabela de turno excessiva.

Segundo a Constituição, todo trabalhador que presta serviço em turno ininterrupto deve trabalhar no máximo seis horas diárias, salvo Acordo Coletivo de Trabalho aprovado em assembleia. Tendo em vista o horário abusivo de trabalho, o nosso Sindicato entrou na Justiça contra a Usiminas Mecânica, solicitando o cumprimento da Lei (jornada diária de seis horas).

De todas as empresas que negociamos a Usiminas é a única que chega ditando ordens e implantando medidas que não foram negociadas em Acordo Coletivo. A empresa pode até estar acostumada a agir assim em outras regiões, porém na nossa base, não aprovamos nenhuma medida irresponsável e prejudicial a categoria.

ATENÇÃO: Iremos divulgar em nosso informativo o andamento do processo. O trabalhador que quiser consultar através da internet deve acessar o site www.trt3.jus.br/pje, clicar no link “consultas” e em seguida “consulta pública 2”, processo nº 0010293-69.2013.5.03.0000. Pedimos aos companheiros que continuem denunciando ao Sindicato, todas as irregularidades existentes na empresa.

Acesse aqui o informativo O Tarugo

Por Karina Rose Santana
Assessora de Imprensa
Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco e Base
imprensa@sindob.org.br
(31) 3742-1722
Acesse: www.sindob.org.br