Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Força Sindical

Sindicalistas acompanham segunda fase do Curso de Formação Sindical no Rio durante toda a semana

Cerca de 30 dirigentes sindicais estão reunidos de 25 a 28 de agosto no Hotel Windsor Guanabara, no Centro do Rio, para conclusão do curso de Formação de Lideranças, promovido pela Secretaria Nacional de Formação Sindical da Força Sindical, em parceria com Secretaria Geral da Força RJ. 

O 2º módulo do curso foi aberto pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos (SP) e Secretário Nacional de Formação Sindical, José Pereira dos Santos, pelo presidente da Federação dos Trabalhadores no Ramo Químico do Rio de Janeiro e vice-presidente da Força RJ, Isaac Wallace, pelo secretário geral da Força RJ, David de Souza e o dinamizador Carlos Mani, da Força Sindical Nacional.

No primeiro dia de atividades, os sindicalistas acompanham aula de oratória com a fonoaudióloga Cláudia Pacheco, da Plena Vox. Depois, virão encontros de Formação de Lideranças e Política, com participação do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar); Negociação Coletiva, com o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e Liderança e Cidadania, com a Secretaria Nacional de Liderança e Cidadania.

Participam desta segunda fase sindicalistas da Federação Nacional de Trabalhadores em Transportes Aéreos; Federação dos Trabalhadores no Ramo Químico RJ; Frente Sindical Trabalhista; Químicos de Nova Iguaçu; Propagandistas de Rio das Ostras, Teresópolis, São Gonçalo e Campos; Metalúrgicos de Campos, Volta Redonda, Duque de Caxias e Duas Barras; Trabalhadores em Artefatos de Borracha; Frentistas; Aeroviários do Município do Rio; Rodoviários de Volta Redonda; Siderúrgicos; Marceneiros; Petroquímicos de São Gonçalo e Construção Civil do Município do Rio.

Leila Silva dos Santos, da FST, disse que só estava ali porque acredita que a força do trabalhador está no movimento sindical. “ E acredito na Força Sindical como instituição que representa de verdade o trabalhador”. Já Cosme Assunção Moreno, do Simarj (aeroviários), se sentiu fortalecido para lutar por sua categoria na primeira parte do curso e admitiu que veio buscar ainda mais “munição” para enfrentar os patrões. “Quero conquistar novos direitos e lutar pelos que a classe trabalhadora já garantiu, com sangue e suor”, completou Cosme.

O presidente da Força RJ, Francisco Dal Prá, deu as boas vindas ao grupo, dizendo-se feliz em ver tantas lideranças interessadas em se aperfeiçoar e se preparar cada vez melhor para representar suas categorias. “Atravessamos um momento difícil e a situação econômica do país muitas vezes nos coloca em saia justa. Ninguém é culpado pela crise e todos querem ser vencedores. Então, precisamos nos unir para nos fortalecer. Muitas vezes a representação sindical não tem consciência da força que tem”, salientou Dal Prá.

José Pereira dos Santos disse que a Secretaria Nacional de Formação Sindical já está reestruturando o formato do curso, para que ele se estenda de segunda a sexta e seja em um módulo só. “Queremos evitar perder pessoas que acompanharam a primeira fase mas não voltam para concluir as atividades num segundo momento. Também estamos planejando fazer o próximo curso contemplando os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, para atender mais dirigentes e favorecer a integração”, antecipou.

Pereira acredita que a capacitação é fundamental para que líderes sindicais estejam preparados para enfrentar os desafios do novo mundo do trabalho. “Assim como o Brasil precisa de Educação, o movimento sindical também precisa. Não se faz uma nação sem educação”, concluiu.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Fotos: Cristiane Belizário.

Marcelo Peres

Secretaria de Imprensa e Comunicação

Força Sindical do Estado do RJ