Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

IndustriALL

Oficina reúne jovens de confederações associadas à IndustriALL

Foto: Yolanda Moretto

Jovens indicados pelas confederações de metalúrgicos, químicos e têxteis participaram de uma oficina preparatória para o Projeto Fundação Friedrich Ebert e IndustriALL, que visa a inserção dos jovens trabalhadores nas ações sindicais nacionais e internacionais.

A oficina foi realizada na sede da CNM/CUT, em São Bernardo do Campo, nos dias 11 e 12 de março. Os jovens aprenderam a montar um Plano de Ação Sindical e a criar projetos.

“O objetivo deste encontro foi qualificar o debate e preparar os jovens para as próximas atividades. Depois do último encontro, que ocorreu em Praia Grande- SP, evoluímos muito tanto nas discussões como nos desafios que foram propostos. O coletivo de brasileiros foi um dos primeiros a subir os projetos para plataforma Moodle (plataforma digital que permite que os jovens disponibilizem informações e documentos referentes ao projeto)”, explica Roberto Anacleto dos Santos, Assessor das Confederações filiadas à Força Sindical no projeto.

O encontro foi uma iniciativa das entidades sindicais brasileirasntes do projeto, para preparar os metalúrgicos do País para a segunda fase do programa de três anos que reúne a juventude sindical de nove países e é organizado por sindicatos do Brasil (CNTM, CNTQ, CONACCOVEST ,CNM, CNQ, e CNTV), Argentina (SMATA e UOM) e Alemanha (IG Metall).

O próximo encontro do projeto, com participação de todos os países, ocorrerá de 17 a 23 de agosto de 2013, em Buenos Aires na Argentina.