Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

O que deve ser feito

“O presidente do sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi Miguel Torres e o assessor de imprensa Jorge Pires visitaram a Folha de S.Paulo.

Esta iniciativa, que deveria ser mais costumeira no movimento sindical, revela a preocupação do dirigente em informar aos meios de comunicação, sempre que possível e das mais diversas formas, o andamento da crise em seu setor, as dificuldades por que passam os trabalhadores representados e as medidas de resistência que o sindicato anda tomando.

Há, no gesto, o repúdio ao “escondimento” dos problemas e uma clara opção pela transparência.

Recentemente foi publicado que o presidente Miguel havia se reunido junto com outros dirigentes com o ex-presidente Lula e que pretende se reunir com o ex-presidente Fernando Henrique logo que ele retorne de suas férias no exterior. Aqui a preocupação, além das mencionadas na visita à Folha, é a de articular uma ampla frente em defesa dos empregos e dos direitos dos trabalhadores, contra a desindustrialização, em particular do ramo metalúrgico bastante afetado pela crise e pelo ajuste econômico, mas não só de agora.

Posso dar o testemunho que o presidente Miguel, em suas funções também na Força Sindical e na Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), tem sido incansável na defesa da unidade de ação das centrais e do movimento sindical.

Em sua base tem realizado um trabalho de mobilização, junto com os diretores da entidade, atendendo às exigências dos trabalhadores e buscando para eles as melhores soluções, em geral, procurando preservar empregos e defender, com a queda dos escorchantes juros a própria atividade das empresas.

Não considero o Miguel um dirigente melhor que outros; considero apenas que está fazendo o que deve ser feito como dirigente sindical e sem politiquices”.

João Guilherme Vargas Netto
consultor sindical