Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Mudanças no formato dos trabalhos temporários não podem lesar trabalhadores

O Governo anunciou na última semana que o Ministério do Turismo junto com o Ministério do Trabalho entregará Proposta de Medida Provisória que pretende alterar a forma de contratar trabalhadores temporários no Brasil. As novas regras caso sejam aplicadas, desobriga os empregadores a registrar na carteira períodos menores que 14 dias, podendo chegar ao máximo de 60 dias no ano.

E mais uma vez, os trabalhadores e trabalhadoras do país, correm o risco de serem lesados em seus direitos que foram conquistados comtanto suor e lutas.

Essas medidas chegam com os eventos da Copa do Mundo deste ano e com as Olímpiadas de 2016, e depois disso deve ser incorporadas como novas formas de contrato de trabalho.

Essas medidas que o Governo quer tomar, e que influencia milhares de brasileiros não pode ser implementadas. Ações como essa tem que ser rechaçadas da ordem do dia.

O que deveria ser discutido são maneiras para fortalecer mais nossa economia, em todos os setores, com direitos que alcancem a todos, e com qualidade nos serviços e produtos oferecidos, e nas vidas de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

Edmilson Domingues é Coordenador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto e Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região