Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

Mônica Veloso assume Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão da Prefeitura de Osasco

Igor Simões

Prefeito Lapas e Mônica

Perfil

Mônica de Oliveira Lourenço Veloso é dirigente sindical há mais de 20 anos. Em 1990 foi eleita diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, sendo a única mulher na diretoria da entidade. Há 11 anos é secretária-geral do Sindicato.

De 1997 a 2004 foi secretária Nacional de Políticas para Juventude, Criança e Adolescente da Força Sindical. Em 2000, tornou-se vice-presidente do Comitê Mundial da Juventude das CIOSL (atual CSI – Confederação Sindical Internacional).
 
Em 2001 entrou para a história do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) como a primeira presidenta do instituto de pesquisas criado em 1955, com o objetivo de assessorar os sindicatos de trabalhadores fornecendo dados relativos ao custo de vida, desemprego, produtividade e nível de salário real.

De 2004 a 2009 foi secretária Nacional de Cidadania e Direitos Humanos da Central Força Sindical. Em 2009, passou a ocupar uma pasta na Direção Executiva da Força Sindical, na Secretaria de Relações Internacionais.

No mesmo ano tornou-se vice-presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos). Em 2011 assumiu interinamente a Presidência desta entidade, atuando principalmente no fortalecimento das Redes Sindicais.

Ainda em 2009, tornou-se membro da direção executiva da Fitim (Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas). Em junho de 2012, passou a compor a direção executiva da recém-fundada IndustriALL Global Union. Desde 1999, está à frente da Associação Eremim, Organização Social idealizada pelo Sindicato, onde 250 crianças e jovens moradores do Jardim Rochdale (Osasco) tem apoio educacional.

Em 2013 recebeu o convite do prefeito Jorge Lapas para assumir a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão da Prefeitura de Osasco.

Saiba mais em www.osasco.sp.gov.br