Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Miguel Torres participa de Corrida por Manoel

Paulo Segura

Nesta segunda, 29 de fevereiro, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM, Miguel Torres, fez uma caminhada cívica em São Paulo da sede do Sindicato, na Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, até a Rua do Carmo (Sé), na antiga sede do Sindicato e palco de históricas assembleias, manifestações e protestos da categoria metalúrgica.

A ação faz parte da “Corrida por Manoel”, iniciada no dia 17 de fevereiro, em homenagem ao operário metalúrgico Manoel Fiel Filho, morto há 40 anos na ditadura militar. 

O projeto é uma iniciativa do jornalista Rodolfo Lucena, que, diariamente, vem refazendo caminhos que contam a vida de Manoel Fiel Filho, e outras vítimas da ditadura.

Durante todo o trajeto, os dirigentes bradavam: “Manoel Fiel Filho, presente!”, “Ditadura nunca mais!”

Ao chegar na Rua do Carmo, Miguel Torres falou da importância história do local. “Esta rua foi referência durante três décadas de mobilização da categoria. É um espaço que guarda essa memória das lutas do Sindicato e da participação do Manoel. Ele era um militante ativo, foi preso, torturado e morto pela ditadura. Era metalúrgico e hoje (ontem) prestamos essa homenagem ao companheiro”, disse, apontando para o prédio que hoje é sede do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, da Força Sindical, que, segundo Miguel Torres, também tem uma história de luta em prol da classe trabalhadora.


Clique aqui e acompanhe