Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Miguel Torres lidera protesto de metalúrgicos da zona oeste de São Paulo contra crise e demissões

Cerca de quatro mil metalúrgicos da zona oeste da capital participaram da manifestação pelo emprego e contra demissões organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São paulo e Mogi das Cruzes na manhã desta sexta-feira, 12 de junho.

Os trabalhadores, vindos de várias fábricas da região, concentraram-se em frente à metalúrgica Mercedes-Imec, na Avenida Jornalista Paulo Zing, no Jardim Jaraguá, e de lá fizeram uma passeata de dois quilômetros até a empresa Combustol Metalpó, na Estrada Turística do Jaraguá, onde foi realizado o ato de protesto contra a crise e o desemprego.

O presidente do Sindicato, Miguel Torres, também presidente da CNTM e da Força Sindical, reafirmou que o Sindicato não vai aceitar demissões, defendeu a negociação de alternativas como saída para as dificuldades das empresas e criticou a política econômica do governo federal, de juros altos, inflação, redução do crédito e de investimentos que, segundo ele, está parando o País.

“A empresa que demitir será paralisada até reverter as demissões. Os empresários sérios devem entender esta luta e também exigir um Brasil com economia mais perene”, disse.

Miguel Torres falou sobre a mobilização dos dirigentes do Sindicato, da CNTM e da Força Sindical no Congresso Nacional contra as medidas provisórias 664 e 665, que tiram direitos trabalhistas, sobretudo o seguro-desemprego, neste momento de aumento do desemprego, e disse que a pressão, agora, é para que a presidente Dilma não vete a proposta da fórmula 85/95, que substitui o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias. Esta proposta foi incluída na MP 664, que muda a regra da pensão por morte, e aprovada no Congresso.

Miguel Torres disse que “se o governo taxasse as grandes fortunas e as remessas de lucro das empresas, que giram em torno de R$ 80 bilhões, não haveria necessidade de tirar direitos para ajustar a economia”.

Sobre o desemprego, que vem aumentando, Miguel Torres disse que o Brasil foi o último País a entrar e a sair da crise financeira de 2008, graças ao movimento sindical que atuou junto ao governo Lula e empresários.

Ele lembrou que em 1982 e 1983, o Brasil tinha carestia e desemprego alto e que foi preciso organizar os desempregados para que eles pudessem voltar ao mercado de trabalho. “Isto evitou tragédias sociais, saques, vandalismo”, afirmou, acrescentando: “não queremos que a crise chegue a esse estágio, por isto temos que nos mobilizar intensamente desde já”.

Miguel Torres também falou da vigília sindical programada para a próxima semana (terça e quarta-feira), em frente ao Palácio do Planalto e à Alvorada (casa da Dilma), em Brasília, para pressionar a presidente a não vetar a fórmula 85/95. “Se a Dilma vetar, a mobilização volta para o Congresso, para que os parlamentares derrubem o veto da presidente”.

Arakém, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, também criticou o aumento crescente dos juros e a política recessiva do governo, “que está levando o País à falência e tirando o emprego dos trabalhadores”.

O próximo ato em defesa dos postos de trabalho será na segunda-feira, 15 de junho, em Mogi das Cruzes, em frente à General Motors, no bairro César de Souza.

Apoio aos metalúrgicos da Mercedes – Miguel Torres seguiu depois para o ABC paulista em visita ao acampamento dos metalúrgicos demitidos em frente à Mercedes. “É preciso lutar, mobilizar e prestar solidariedade, de forma permanente, em nossa missão sindical de defesa da categoria metalúrgica, da classe trabalhadora, por um Brasil melhor”, diz Miguel Torres.

Acesse aqui matéria com mais
fotos da manifestação metalúrgica