Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Miguel Torres lidera metalúrgicos da zona sul por aumento real

Mais de 2 mil metalúrgicos participaram nesta quarta-feira, 17 de setembro, da 3ª manifestação de mobilização da Campanha Salarial 2014 do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes. 

O ato ocorreu na zona sul da capital, no canteiro central da Avenida Nações Unidas, em frente à empresa MWM, e reuniu trabalhadores de várias fábricas da região. 

Miguel Torres, presidente do Sindicato, CNTM e Força Sindical, disse que a estratégia é pressionar os patrões desde já e fortalecer o Sindicato nas negociações por aumento real de salário. 

“Com mais dinheiro no bolso, o trabalhador vai às compras e fomenta o comércio que, por sua vez, compra da indústria. O patrão não pode então dar um tiro no pé e tentar impedir que a nossa categoria tenha um expressivo reajuste salarial. O ganho real nos salários é enfim um instrumento importante para o País evitar a crise e se desenvolver economicamente com garantia de emprego e um futuro melhor para todas as nossas famílias”, disse Miguel Torres.

Arakém, secretário-geral do Sindicato, enalteceu a disposição da categoria metalúrgica de fortalecer o Sindicato na luta em defesa do aumento real e das cláusulas sociais. “A força está em nossas mãos, companheiros e companheiras, tanto na luta pelo reajuste salarial quanto em nossa participação política em defesa dos direitos trabalhistas e sociais e do desenvolvimento do Brasil”.

O diretor Juruna, secretário-geral da Força Sindical, afirmou que a Campanha Salarial será difícil pois há um cenário de crise internacional, mas que é possível superar as adversidades com a união que a categoria metalúrgica tem demonstrado desde as reuniões com os delegados sindicais, na assembleia de aprovação de pauta, entrega da pauta e atos por regiões da cidade. “Queremos que a nossa conquista sirva de exemplo para as demais categorias da Força Sindical”.

Amanhã, quinta-feira, 18 de setembro
Mobilização na zona leste

A quarta manifestação de mobilização da Campanha Salarial 2014 do Sindicato será realizada nesta quinta-feira, dia 18, na zona leste. O ato começará às 9h, na Praça Lorenzetti, esquina com Avenida Arno, na Mooca.

UAW – A manifestação contará com a participação de Gary Casteel, secretário-tesoureiro do UAW (sindicato metalúrgico dos Estados Unidos). Ele veio ao Brasil para conversar com entidades parceiras na luta pelo direito de sindicalização e discutir estratégias de uma campanha de sindicalização nas multinacionais instaladas no sul dos Estados Unidos, entre elas, a Volks e a Mercedes-Benz, além da Nissan, que são contra a sindicalização dos seus funcionários.

PAUTA – A pauta de reivindicações dos metalúrgicos ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo/Força Sindical foi entregue aos grupos patronais na semana passada (9 de setembro) e o comando de negociação aguarda a manifestação dos patrões sobre a abertura das negociações.

A categoria reivindica reposição das perdas salariais, aumento real, valorização dos pisos, estabilidade para o delegado sindical e redução da jornada de trabalho, entre outras.

Próximas manifestações

Dia 22 (2ª feira) – Zona Leste
Local: Pq São Lourenço, esquina das ruas Forte do Araxá e Forte dos Franceses, São Mateus, às 9h

Dia 26 (6ª feira) – Mogi das Cruzes
Local: Rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, alt. nº 200, Vila Industrial, às 9h

A Campanha Salarial 2014 é unificada e envolve cerca de 750 mil metalúrgicos no Estado de São Paulo com data-base em 1º de novembro, representados por 53 sindicatos.

Retrospectiva de atos

A primeira manifestação foi realizada segunda-feira (15), na zona norte, com a participação de cerca de 1.200 trabalhadores das fábricas metalúrgicas da região. A segunda, terça-feira, foi na região oeste, com cerca de 1.100 trabalhadores. Em ambas, os trabalhadores aprovaram a proposta de ir à greve se os patrões negarem aumento real de salário.