Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Construção Pesada

Miguel Torres apoia trabalhadores da construção pesada em Pernambuco

O presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos, Miguel Torres, foi à Pernambuco apoiar o Sintepav-PE (sindicato que representa os trabalhadores da construção pesada) na luta em defesa dos direitos de cerca de 5 mil trabalhadores da obra da refinaria de Abreu e Lima, em Ipojuca.

Os trabalhadores estão desde outubro sem receber salários da construtora Alusa (atual Aliminni), que presta serviços à Petrobras e alega estar com uma dívida não paga pela estatal.

Paulo Segura

Aldo Amaral, Miguel Torres e João Lyra Neto

Em Recife, juntamente com Aldo Amaral (presidente do Sintepav-PE), Miguel Torres participou de uma audiência com o governador João Lyra Neto, que assumiu o compromisso de intermediar soluções, por intermédio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, junto à Aliminni e à Petrobrás.

Além da falta de pagamento, os cerca de 1.800 trabalhadores que continuam nos alojamentos da obra estão vivendo de forma precária, sem alimentação, água, energia e serviço de limpeza.

“É um problema sério, tanto econômico quanto social”, diz Miguel Torres, que agendou também uma visita aos alojamentos nesta terça-feira, no período da tarde.

Os trabalhadores já ingressaram com uma ação na justiça pedindo a rescisão indireta de todos os trabalhadores por quebra de contrato da empresa com eles. “Nossa prioridade é lutar pelos direitos e pelas verbas rescisórias da categoria”, diz Aldo Amaral.

Por Val Gomes
Redação CNTM 

Repercussão:

• Clique aqui e acesse matéria do G1
 

• matéria do portal do governo de Pernambuco aqui

matéria no Diário de Pernambuco